26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaSmartenergy investe mais de 83 milhões em três novas centrais fotovoltaicas

Smartenergy investe mais de 83 milhões em três novas centrais fotovoltaicas

Algeruz, Poceirão e Pinhal Novo recebem investimento da empresa suíça

 

- PUB -

A empresa suíça Smartenergy vai investir mais de 83 milhões de euros na construção de três centrais fotovoltaicas no concelho de Palmela. A apresentação dos projectos decorreu na passada terça-feira em Algeruz, local onde irá nascer a Central de Quinta da Seixa – as outras duas vão ser instaladas em Poceirão e Pinhal Novo.

As três centrais fotovoltaicas, com uma capacidade total de cerca de 140 MWp, vão permitir alimentar energeticamente de cerca de 25 mil habitações.

A cerimónia de apresentação – promovida pela investidora e integrada na iniciativa de proximidade “Semana das Freguesias”, desta vez dedicada a Palmela – contou com a presença de elementos dos executivos da  Câmara Municipal e da Junta de Palmela.

- PUB -

Para Álvaro Amaro, presidente da Câmara, os projectos revestem-se de capital importância para o concelho. “Palmela tem o privilégio de ter, em todas as freguesias, um conjunto de projectos desta natureza que consideramos que são estratégicos para os actuais desafios que se colocam aos territórios, ao País e ao planeta. Os três projectos que a Smartenergy traz para o nosso concelho são de excelência e respondem a todas as exigências e critérios”, disse o autarca.

Investimentos que vêm ao encontro da estratégia do município, acrescentou. “Temos um concelho com diversas vocações e vias de desenvolvimento e valia a pena, também, uma aposta nesta área da chamada ‘energia verde’, pelo que temos procurado acarinhar investimentos, sem deixarmos de escrutinar muito bem todas as vantagens e desvantagens”, frisou.

Contudo, o edil deixou claro que esta aposta não põe em causa outros valores e vocações, mais endógenos do concelho. “Não deixaremos de ser um concelho com agricultura – damos disso prova nos vinhos, na fruta, na floricultura e noutros domínios, e temos espaço para esta coexistência, que é garante de sustentabilidade”, apontou.

- PUB -

A Smartenergy tem sido bastante activa na concretização da aposta que Portugal fez na energia solar como um dos vectores para contribuir para a descarbonização.

A empresa suíça está a avançar com investimentos em Portugal e Palmela é a região onde tem mais projectos em desenvolvimento. No total, os diversos projectos da empresa totalizam mais de 1GWp de capacidade fotovoltaica em Portugal.

“Identificamos, desenvolvemos e entregamos activos de energia verde. Somos uma das forças motrizes na transição em curso do sector para a energia verde, centrada na implantação de projectos de energia solar, eólica e hidrogénio verde”, concluiu João Cunha, director-geral da empresa.

Quinta do Anjo NextEnergy lança primeira pedra de outra fotovoltaica

Já apresentado também foi o projecto de uma outra Central Fotovoltaica, para a Quinta do Anjo, que ascende a 35 milhões de euros. O lançamento da primeira pedra no Bairro Alentejano decorreu no passado dia 16. A obra vai ocupar uma área calculada de 45 hectares e deverá estar operacional em 2022.

O investimento é da NextEnergy Capital, empresa de gestão de investimentos e activos no sector das energias renováveis através do fundo NextPower III. O arranque dos trabalhos de construção está previsto ainda para este ano. Esta central contempla a instalação de 90 076 painéis solares, com uma potência de 40,5 MWp.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -