26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaAutarquia “emite” Selo Verde para empresas amigas do ambiente

Autarquia “emite” Selo Verde para empresas amigas do ambiente

Três empresas receberam este ano o galardão. Álvaro Amaro espera entregar muitos mais no futuro

 

- PUB -

Foi nas instalações da Biovilla, projecto ambientalista, na Herdade de Pinhal Basto, que a Câmara de Palmela promoveu a cerimónia de atribuição do Selo Verde a três empresas do concelho que  apresentaram as suas candidaturas no âmbito do programa “Eco Empresas”.

Salemo & Merca, Metalúrgica Palmelense e Biovilla – Cooperativa Para o Desenvolvimento Sustentável foram as empresas premiadas em 2021. Reuniram as condições requeridas para a atribuição do galardão. Um reconhecimento, sublinha a autarquia, “pela implementação de procedimentos e medidas ambientalmente responsáveis, mais ecológicas e eficientes”.

O Selo Verde, enquadrado pelo Projecto “Eco Empresas”, é uma certificação ambiental que sublinha o consumo responsável de recursos naturais, a redução do consumo de energia e da emissão de gases com efeito de estufa, resultando num importante contributo para a sustentabilidade do concelho.

- PUB -

O “Eco Empresas” é um programa  municipal que combina a vertente económica e a sustentabilidade ambiental, com o propósito de contribuir para o aumento da eficiência das empresas, ajudando-as a adoptar práticas mais ecológicas.

Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal, destacou o facto das empresas se candidatarem a este tipo de programas não numa perspectiva da obtenção de mais-valias fiscais por parte da autarquia mas “acima de tudo por uma questão de responsabilidade social, pela melhoria de práticas ambientais e por um superior desempenho energético”.

O autarca expressou o desejo de outras empresas seguirem a pegada ambiental. “Estas empresas são um bom exemplo e por isso entendemos atribuir-lhes esta distinção e, sobretudo, pedir que divulguem esta experiência para tentarmos contagiar outros agentes económicos e sociais a fazerem o mesmo caminho”, disse. E a concluir sublinhou: “Temos hoje no concelho uma série de projectos na área das energias alternativas que envolvem muitos milhões de investimento”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -