26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaComissão Europeia volta a renovar confiança na ADREPES para gerir Centro Europe...

Comissão Europeia volta a renovar confiança na ADREPES para gerir Centro Europe Direct

Dar a conhecer a União Europeia nas escolas vai ser uma das prioridades nos próximos cinco anos

 

- PUB -

A ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal – teve a candidatura aprovada pela Comissão Europeia, pela terceira vez consecutiva, para continuar acolher o Centro Europe Direct da Área Metropolitana de Lisboa para o período 2021-2025.

A cerimónia de inauguração oficial teve lugar na passada sexta-feira no Espaço Fortuna Artes e Ofícios, em Quinta do Anjo onde está sediada a ADREPES.

Joaquim Carapeto, presidente da ADREPES, considera que a decisão resulta “do bom trabalho feito até aqui, desde 2013, e de uma candidatura de qualidade”.

- PUB -

O papel da Europe Direct da Área Metropolitana de Lisboa é informar, sensibilizar, formar e capacitar os cidadãos individual ou colectivamente para o que é e o que pode oferecer a União Europeia sem motivações políticas, frisa Joaquim Carapeto.

“Embora nalguns casos as nossas acções possam ser contestadas, a nossa intervenção é sempre no sentido de que o pensamento europeu será sempre livre e democrático, que nos irá permitir sempre analisar e ajudar a tomar uma decisão que seja mais a favor ou mais contra. O facto de sermos representantes da Europa não quer dizer de modo algum que sejamos um braço operacional daquilo que é a política directa da União Europeia, pelo contrário, utilizando toda esta informação e instrumentos disponíveis podemos distribui-los de forma pedagógica”, vincou.

Focos principais

- PUB -

O responsável assume uma lógica de continuidade do trabalho que vem sendo feito e aponta dois focos principais: o trabalho junto das autarquias e na área educativa. “Nas escolas numa lógica de educação pedagógica, temos um conjunto de equipamentos, materiais e jogos didácticos para os mais novos conhecerem o que é a Europa, o Parlamento Europeu, o Conselho de Ministros, quais as suas funções, onde estão sediados”.

A nível de autarquias há uma informação muito mais dirigida e especifica. “Trabalhamos com as questões de aplicação dos fundos comunitários, quais os programas disponíveis em termos dos quadros comunitários, o horizonte 20/30, as parcerias intermunicipais com fundos comunitários até numa lógica internacional. Ou seja, projectos transnacionais com parceiros europeus. Temos também uma ligação directa com o Instituto de Emprego e Formação Profissional para se perceber quais são as linhas directas na área do emprego e empreendedorismo e desemprego na perspectiva da sua mitigação”, explicou.

“Nas questões relacionadas com a agricultura e as pescas trabalhamos com as respectivas associações dando a informação do que é que a Europa está a pensar, quais as linhas de orientação, que programas estão disponíveis para que as pessoas, depois, de uma forma associada ou individualmente, se possam candidatar e beneficiar de todos os recursos que a Europa pode dispor”, adiantou.

A nova geração da rede Europe Direct entrou em funções em toda a União Europeia no dia 1 Maio. Em Portugal, a nova rede conta com 15 centros que cobrem todo o território nacional, com uma distribuição geográfica abrangente, incluindo as Regiões Autónomas. Estes centros fazem parte de uma rede constituída por cerca de 420 centros a nível europeu.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -