14 Maio 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Local Palmela Investimento de 836 mil euros em curso nas piscinas de Palmela e...

Investimento de 836 mil euros em curso nas piscinas de Palmela e Pinhal Novo

Modernização ao nível da eficiência energética nos dois equipamentos para reduzir consumos e emissões de gases com efeito de estufa

 

- PUB -

Garantir maior eficiência energética e sustentabilidade ambiental é o objectivo do investimento global de 836 mil euros que está ser feito nas piscinas municipais de Palmela e Pinhal Novo.

As obras em curso, para dotar os dois equipamentos com “fontes de energia renováveis”, vão permitir “reduzir consumos energéticos” bem como “as emissões de gases com efeito de estufa”, contribuindo para a qualidade ambiental, explica a autarquia.

A intervenção na Piscina Municipal do Pinhal Novo foi adjudicada por 446 mil euros. “Inclui a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, cobertura térmica motorizada sobre os dois planos de água, para reduzir as perdas de calor, renovação do equipamento de climatização e de qualidade do ar e ensombramento da fachada poente”, lembra o município, que sublinha os ganhos esperados com a operação. “Espera-se uma redução anual de 37,6% no consumo de energia primária, de 31% no consumo de energia final e de 37% nas emissões de dióxido de carbono, como resultado da combinação de medidas passivas e activas.”

- PUB -

Já na Piscina Municipal de Palmela a empreitada vai custar 390 mil euros. E, além da instalação de novos painéis fotovoltaicos, contempla a “substituição de equipamentos de produção de águas sanitárias, por outros mais eficientes, e da iluminação existente por LED”. As coberturas também vão ser integralmente substituídas, tendo em vista “maior protecção térmica” e a diminuição de perdas excessivas. No plano de água vai ser instalada uma “cobertura térmica motorizada, para reduzir as perdas relacionadas com o arrefecimento da água do tanque, durante o período nocturno”.

Pelos cálculos do município esta obra permitirá reduzir “o consumo de energia primária em 46,9%” e “o consumo de energia final em 43,1%”, assim como “as emissões de CO2 em 46%”. Resultados que, segundo a autarquia, “permitirão elevar a classificação energética da Piscina Municipal de Palmela”.

Os investimentos vão ao encontro de objectivos do Programa Portugal 2020, que comparticipa as duas intervenções promovidas pelo município.

Palmela Desporto lança campanha gratuita de inscrições

- PUB -

A Palmela Desporto tem a decorrer até 30 de Junho próximo uma campanha de inscrições gratuitas em todas as actividades que dinamiza nas piscinas municipais de Pinhal Novo e Palmela. No mês passado, a Palmela Desporto já havia lançado uma campanha que permitia a reinscrição para esta época sem qualquer custo para aqueles que tivessem efectuado a sua inscrição na época de 2020/2021 e tivessem interrompido a frequência nas actividades. A campanha é agora também estendida a novos utentes e dispensa o pagamento do valor de inscrição. Os interessados em usufruir desta campanha podem inscrever-se ou reinscrever-se na área de cliente do site da Palmela Desporto (https://www.palmeladesporto.pt/) ou numa das secretarias das piscinas.

- PUB -

Mais populares

GNR desmantela maior rede de tráfico de amêijoa do Tejo em mega-operação com 200 militares

Operação resultou na detenção de seis homens e duas mulheres e na apreensão de 120 mil euros, 22 veículos e 14 embarcações   Um grupo de...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Detidos em operação internacional de captura de amêijoa no Tejo são portugueses

Detidos serão presentes amanhã e quinta-feira ao tribunal do Montijo para 1.º interrogatório e aplicação das respectivas medidas de coacção   Os cinco detidos numa mega-operação...
- PUB -