20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaGatos errantes têm dois novos abrigos e outros tantos já estão a...

Gatos errantes têm dois novos abrigos e outros tantos já estão a caminho

Equipamentos instalados junto a escola básica e a mercado municipal. Esterilização continua a decorrer

 

- PUB -

Ficaram concluídos, no início deste mês, mais dois abrigos para gatos errantes no concelho de Palmela: um ao pé da Escola Básica .° 1, em Pinhal Novo, e o outro junto ao mercado municipal em Quinta do Anjo.

E até final de Junho próximo, a Câmara Municipal pretende instalar ainda dois outros equipamentos do género – na Estrada dos Restauradores, na Lagoinha, e na Rua do Brochado, em Palmela.

A iniciativa é desenvolvida “no âmbito do Projecto ‘Animais da Comunidade’”, que, desde 2018, já permitiu “instalar 10 abrigos distribuídos por Pinhal Novo, Cabanas, Quinta da Asseca, Lagoinha, Brejos Carreteiros e Golf do Montado”, lembra a autarquia. Os dois espaços mais recentes, tal como os já existentes, proporcionam maior conforto e segurança aos “miaus” e contribuem para a promoção da saúde pública.

- PUB -

“O abrigo instalado em Pinhal Novo pretende albergar, entre outros, os felinos que são alimentados junto ao portão da escola, centralizando, neste espaço, todos os animais, criando maior conforto e evitando a proliferação de alimento na zona”, explica o município, que adianta ter já esterilizado naquele local “seis felinos”.

Já o equipamento colocado junto ao Mercado Municipal de Quinta do Anjo “visa acolher os inúmeros felinos que se encontram num espaço comum a diversas habitações”. Neste local, a autarquia contabiliza a esterilização de “cerca de 15 animais”.

Os abrigos são “em madeira tratada”, com várias divisórias que “permitem aos animais circular e pernoitar no interior”. E apresentam “compartimento próprio, fechado, para colocação dos alimentos”. Cada equipamento, conta ainda com “uma vedação (cerca de madeira), que permite delimitar o espaço afecto aos animais”, além de “um portão para acesso dos cuidadores”.

- PUB -

“Sensibilizar a população, em geral, para as boas práticas ambientais e de protecção a animais errantes” é um dos objectivos da instalação destes abrigos.

A Câmara Municipal de Palmela salienta, a concluir, que “só nestas colónias, no âmbito do Programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), promovido pelo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), já esterilizou um total de 122 gatos”.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -