8 Maio 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Palmela Gatos errantes têm dois novos abrigos e outros tantos já estão a...

Gatos errantes têm dois novos abrigos e outros tantos já estão a caminho

Equipamentos instalados junto a escola básica e a mercado municipal. Esterilização continua a decorrer

 

- PUB -

Ficaram concluídos, no início deste mês, mais dois abrigos para gatos errantes no concelho de Palmela: um ao pé da Escola Básica .° 1, em Pinhal Novo, e o outro junto ao mercado municipal em Quinta do Anjo.

E até final de Junho próximo, a Câmara Municipal pretende instalar ainda dois outros equipamentos do género – na Estrada dos Restauradores, na Lagoinha, e na Rua do Brochado, em Palmela.

A iniciativa é desenvolvida “no âmbito do Projecto ‘Animais da Comunidade’”, que, desde 2018, já permitiu “instalar 10 abrigos distribuídos por Pinhal Novo, Cabanas, Quinta da Asseca, Lagoinha, Brejos Carreteiros e Golf do Montado”, lembra a autarquia. Os dois espaços mais recentes, tal como os já existentes, proporcionam maior conforto e segurança aos “miaus” e contribuem para a promoção da saúde pública.

- PUB -

“O abrigo instalado em Pinhal Novo pretende albergar, entre outros, os felinos que são alimentados junto ao portão da escola, centralizando, neste espaço, todos os animais, criando maior conforto e evitando a proliferação de alimento na zona”, explica o município, que adianta ter já esterilizado naquele local “seis felinos”.

Já o equipamento colocado junto ao Mercado Municipal de Quinta do Anjo “visa acolher os inúmeros felinos que se encontram num espaço comum a diversas habitações”. Neste local, a autarquia contabiliza a esterilização de “cerca de 15 animais”.

Os abrigos são “em madeira tratada”, com várias divisórias que “permitem aos animais circular e pernoitar no interior”. E apresentam “compartimento próprio, fechado, para colocação dos alimentos”. Cada equipamento, conta ainda com “uma vedação (cerca de madeira), que permite delimitar o espaço afecto aos animais”, além de “um portão para acesso dos cuidadores”.

- PUB -

“Sensibilizar a população, em geral, para as boas práticas ambientais e de protecção a animais errantes” é um dos objectivos da instalação destes abrigos.

A Câmara Municipal de Palmela salienta, a concluir, que “só nestas colónias, no âmbito do Programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), promovido pelo Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), já esterilizou um total de 122 gatos”.

 

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Sindicato não aceita aumentos de salários propostos pela administração da Autoeuropa

Administração da fábrica da Volkswagen em Palmela quer acordo que prevê aumentos salariais a três anos em função da taxa de inflação, sindicato contesta

Empresa dedicada à comercialização de canábis chega a Setúbal com nova unidade no parque BlueBiz

Espaço servirá para pós-colheita da planta medicinal. Produtora escolheu a cidade sadina “por possuir excelentes acessibilidades e oferecer flexibilidade nas suas instalações”   A empresa Clever...
- PUB -