19 Janeiro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela apoia projecto da associação Inovar Autismo

Palmela apoia projecto da associação Inovar Autismo

Acção da associação de cidadania e inclusão é dirigida a “crianças e jovens residentes no Distrito de Setúbal, entre os 6 e os 18 anos, com e sem deficiência

- PUB -

A Câmara Municipal de Palmela decidiu atribuir um apoio de mil euros à Inovar Autismo para comparticipar a implementação do projecto “Kit Direitos Humanos” promovido pela referida associação de cidadania e inclusão. O protocolo de colaboração entre as duas entidades foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública da passada quarta-feira.

“O Kit Direitos Humanos é um projecto inovador, didáctico e sócio-lúdico, inspirado na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e adaptado a diferentes idades, para ser utilizado em escolas, associações e grupos informais de educação, tanto pela criança/jovem individualmente, como em família”, explica a autarquia em nota de Imprensa sobre o projecto que “tem uma componente física (jogo de tabuleiro) e uma digital (plataforma moodle e app)”.

Os principais objectivos do programa passam por “sensibilizar as crianças/jovens, famílias e comunidade educativa para a inclusão e direitos humanos das pessoas com deficiência (com especial incidência para a deficiência intelectual/autismo)”, adianta o município.

- PUB -

O projecto visa ainda “capacitar os jovens com deficiência”, tendo em vista a “sua autodeterminação”, bem como a promoção da “mudança ao nível de comportamentos e atitudes sociais e da participação das novas gerações neste processo”.

Esta acção da Inovar Autismo é dirigida a “crianças e jovens residentes no Distrito de Setúbal, entre os 6 e os 18 anos, com e sem deficiência, a frequentar oito escolas públicas de quatro agrupamentos dos concelhos de Palmela, Setúbal, Almada e Barreiro”.

Destina-se ainda, junta a autarquia, a “jovens de sete grupos de escoteiros da Associação dos Escoteiros de Portugal (Palmela, Setúbal, Montijo, Almada e Barreiro), familiares das crianças e jovens envolvidos, professores, animadores, dirigentes de escoteiros e de outras associações de jovens, bem como técnicos das autarquias parceiras e aderentes”. O projecto deve ser implementado “até Dezembro de 2022” e é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto.

- PUB -

A Inovar Autismo “foi constituída em 2016 por pais de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, aos quais se associaram outras pessoas com interesse em intervir nesta problemática”, sublinha a edilidade palmelense, que lembra a concluir que a associação de âmbito nacional conta com “222 associados com e sem deficiência”.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Rua José de Groot Pombo encerrada até Abril devido a “exigente e profunda” obra

Intervenção dedicada à reabilitação integral da via, incluindo a construção de passeios mais acessíveis   A Rua José de Groot Pombo, em Setúbal, vai permanecer encerrada...

Mais de 70 lotes de terreno no Bairro Grito do Povo alienados a proprietários de habitações

Os lotes vão ser vendidos a moradores e descendentes directos, que pretendam melhorar as condições de habitabilidade
- PUB -