26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela promove vacinação gratuita de idosos depois de três meses de planificação

Palmela promove vacinação gratuita de idosos depois de três meses de planificação

Plano com o ACES Arrábida permite contactar quase 13 mil. Aposta nas farmácias e no reforço em Pinhal Novo

 

- PUB -

A Câmara de Palmela está a promover, desde o passado dia 19, a vacinação gratuita contra a gripe sazonal junto da população sénior do concelho. Mas a planificação do município começou a ser feita há cerca de três meses, com o apuramento de quase 13 mil pessoas em situação mais vulnerável.

“Palmela, município embaixador da vacinação, iniciou em Julho um trabalho de colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, com vista à construção de um plano intenso de vacinação contra a gripe para a população mais idosa e vulnerável do concelho”, explicou a autarquia, em nota de Imprensa. O referido plano, adianta a edilidade, “identificou 12 mil e 715 utentes (o total de inscritos com 65 ou mais anos nas unidades de saúde do concelho), que estão a ser contactados pela respectiva extensão de saúde, a fim de agendar a vacinação”.

Ao mesmo tempo, a Câmara Municipal decidiu trabalhar num aumento da resposta em termos de capacidade física instalada para permitir agilizar a administração de vacinas na freguesia mais populosa do concelho.

- PUB -

“Para aliviar a pressão no Serviço Nacional de Saúde (SNS), em período de pandemia, e pelo elevado número de habitantes, a vila de Pinhal Novo contará com mais dois locais de vacinação – um equipamento municipal e um parceiro da rede social –, assegurando o município a logística e higienização [dos dois espaços]”, revelou a autarquia. Piscina Municipal de Pinhal Novo – enfermaria (lado norte), e a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da freguesia (lado sul) são os dois locais também disponíveis para a vacinação. Quer a piscina quer a associação prestam este serviço às terças e sextas-feiras, das 9h00 às 16h00 no primeiro caso e das 9h30 às 16h00 no segundo.

Paralelamente, a Câmara Municipal lembra que, “como complemento aderiu, ainda, ao Programa ‘Vacinação SNS Local’, que permite aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos o acesso à vacina da gripe, gratuita, nas farmácias do concelho”.

O município sublinha, a concluir, que irá comparticipar “a administração de vacinas contra a gripe” nas farmácias aos munícipes com 65 ou mais anos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -