25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalPalmelaCâmara Municipal de Palmela vai testar auxiliares de acção educativa e motoristas...

Câmara Municipal de Palmela vai testar auxiliares de acção educativa e motoristas dos transportes escolares

Medida pretende garantir “segurança da comunidade educativa” no arranque do novo ano lectivo

 

- PUB -

Com o arranque do novo ano lectivo agendado para esta quinta-feira, a Câmara Municipal de Palmela vai colocar em prática “um conjunto de medidas e investimentos especiais”, com o objectivo de contribuir “para a segurança da comunidade educativa neste contexto pandémico”, refere a autarquia em comunicado. Para o efeito, “e na sequência de reuniões realizadas com os três agrupamentos de escolas”, vão ser colocadas em acção diversas práticas de forma a evitar a propagação da Covid-19, que “perfazem um investimento superior a 100 mil euros”.

Entre outras medidas, a Câmara Municipal vai proceder à “testagem das auxiliares de acção educativa, afectas ao pré-escolar e refeitórios e dos motoristas afectos a transportes escolares, à distribuição de máscaras reutilizáveis e à aquisição de tapetes desinfectantes para colocação nas entradas de cada edifício escolar”. A autarquia vai, também, ceder “aos agrupamentos 30 portáteis e 75 hotspots para os alunos com carências económicas”, colocar “145 webcams, pares de colunas e auscultadores” e fornecer “refeições a 31 alunos carenciados, em regime de take-away”.

No que diz respeito aos apoios sociais, o município vai oferecer “os cadernos de actividades a todos os 2 266 alunos do 1.º ciclo do ensino básico”, mantendo, ainda, a “atribuição de Bolsas de Estudo a 30 alunos que ingressem ou frequentem estabelecimentos de Ensino Secundário Público, Cursos de Especialização Tecnológica e Ensino Superior”.

- PUB -

Os passes escolares, por sua vez, para os alunos que estudam foram do concelho, podem ser carregados mensalmente nos Centros de Recurso para a Juventude e na sede da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, enquanto que nos transportes escolares “mantém-se a discriminação positiva da distância casa/escola igual ou superior a dois quilómetros”. “Após 5 anos de implementação, considera-se consolidado o transporte de alunos do Bairro Alentejano para a Escola Hermenegildo Capelo, continuando-se a alargar, também este apoio, aos alunos da Escola Secundária de Palmela residentes na mesma zona”, refere a autarquia na mesma nota.

A nível da Acção Social Escolar, “os alunos dos agregados familiares integrados no primeiro e segundo escalões do abono de família, é aplicado um escalão único, indexado ao valor do escalão A”. Aos estudantes do pré-escolar que se enquadrem nesta medida vão ser oferecidas as refeições, assim como aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, acrescendo, ainda um apoio financeiro para material escolar e visitas de estudo, no montante de 40 euros.

Na educação pré-escolar, por sua vez, “regista-se a manutenção de 35 salas de aula, com a frequência de 820 crianças”, estimando-se que “a despesa global aumente para cerca de 785.000 euros”. Para “garantir que o ano lectivo arranca em pleno funcionamento, o município procedeu, também, à contratação de mais seis assistentes operacionais para o pré-escolar e programa de alimentação escolar, aumentando para 82 as auxiliares de acção educativa”, e atribuiu “aos Agrupamentos de Escolas dez euros por aluno, num total de 32 550 euros”.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -