3 Fevereiro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaFesta das Vindimas arranca 58.ª edição dia 4 de Setembro com um...

Festa das Vindimas arranca 58.ª edição dia 4 de Setembro com um novo formato

Talk Show no Cineteatro São João vai substituir espectáculo de “Eleição e Coroação da Rainha das Vindimas”

 

- PUB -

A Festa das Vindimas está de regresso à vila de Palmela a partir de dia 4 de Setembro, mas este ano o seu programa vai acontecer de forma diferente devido à propagação da Covid-19. A 58.º edição, ao invés de decorrer durante os habituais seis dias, vai ocorrer durante as sextas-feiras, sábados e domingos do mês de Setembro, até dia 27. Para André Cabica, presidente da direcção da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, “esta foi a melhor forma encontrada para celebrar e assinalar o evento”. “Em função da pandemia que vivemos actualmente seria impossível realizar as festividades nas circunstâncias como a conhecemos. Pensámos então que a solução seria repartir os principais eventos que vão acontecendo aos longo dos fins-de-semana do mês de Setembro, passando pelos meios digitais”, revela.

O primeiro dia das festividades vai arrancar na Biblioteca Municipal de Palmela, com uma sessão solene, a começar pelas 21h30, e com o lançamento da revista “Vindimas 2020”. Também neste dia vai ter início a 1.ª Rampa Virtual da Festa das Vindimas, que consiste “numa prova aberta, crono-escalada em bicicleta, sem carácter competitivo”. No dia seguinte a população tem a oportunidade de assistir ao Talk Show Vindimas 2020 no Cineteatro São João, que vai contar com a presença de Jorge Serafim, The Peakles e do cantor Toy, e “que substituirá a Eleição e Coroação da Rainha das Vindimas”. “Este será um evento de memórias e com base nas rainhas já eleitas”, conta André Cabica.

Já no dia 6, pelas 11h00, vai começar a tradicional pisa da uva e bênção do 1.º mosto no Largo do Município, enquanto que no dia 11 vai ser transmitido, através da internet, um espectáculo gravado da Sociedade Filarmónica Humanitária. Nos restantes fins-de-semana do mês muitas são as actividades planeadas. No último dia das festividades, a 27 de Setembro, está agendada uma sessão de entrega de prémios, a acontecer pelas 19h00 no Cineteatro São João. A encerrar mais uma edição da Festa das Vindimas vai estar o grupo Terra “novo Tango velho”, com um espectáculo a começar pelas 21h30 no Cineteatro São João.

- PUB -

A organizar pela primeira vez a Festa das Vindimas “enquanto presidente da direcção”, André Cabica sente que “o desafio tem sido ainda mais acrescido face à situação que se vive actualmente”, mas não deixa de considerar que o evento “será um sucesso”. “O sucesso maior que podemos ter é a reinvenção do evento por si só porque nestas circunstâncias o mais fácil seria termos mandado a ‘toalha ao chão’, mas decidimos reinventar de alguma forma as principais actividades que integram a festa e isso por si só já é um sucesso”, refere.

No que diz respeito à adesão da população, que anualmente junta milhares de pessoas na vila, o presidente da direcção da Associação das Festas de Palmela considera que “não haverá termo de comparação”. “A nível de participação, evidentemente não será uma festa tão participada quanto as habituais”, acrescenta.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.
- PUB -