29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela e LNEC estabelecem parceria para reabilitação do centro histórico da vila

Palmela e LNEC estabelecem parceria para reabilitação do centro histórico da vila

Colaboração tem como objectivo a realização de um estudo sobre os revestimentos exteriores dos edifícios

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Palmela estabeleceu uma parceria com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), “no âmbito da estratégia municipal de reabilitação urbana”, com o intuito de realizar um estudo sobre os revestimentos exteriores dos edifícios existentes no centro histórico da vila, revela a autarquia em comunicado, sendo que a partir deste “já foi possível identificar algumas patologias mais comuns e elencar um conjunto de recomendações que podem ajudar na escolha de melhores soluções para a execução de revestimentos em alvenarias antigas”.

De acordo com o município, “o diagnóstico das principais patologias identificadas apresenta como uma das causas mais relevantes a humidade de ascensão capilar, prendendo-se, em grande medida, com a morfologia do território. Por outro lado, a situação de degradação destes edifícios está igualmente marcada por intervenções de reparação e execução de novos rebocos, com recurso a argamassas de cimento que se têm mostrado com pouca durabilidade, potenciando, em muitos casos, ao reaparecimento e agravamento das patologias existentes”.

“Reunindo informação útil sobre quais as soluções que apresentam uma maior durabilidade, tendo em conta as condições do território, as conclusões deste estudo são também, por isso, uma mais-valia para profissionais e particulares que pretendam recuperar e reabilitar os edifícios no centro histórico”, lê-se na mesma nota.

- PUB -

Para além desta colaboração com o LNEC, a autarquia “tem vindo a promover um conjunto de medidas de incentivo e a aprofundar o conhecimento sobre este núcleo urbano, desde a malha urbana ao pequeno pátio, dos monumentos mais relevantes às casas mais humildes, e que se revelam essenciais à compreensão da história local e ao esforço de protecção e valorização do património edificado”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -