26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaObras somam-se e seguem por todo o concelho

Obras somam-se e seguem por todo o concelho

Piscina do Pinhal Novo vai ganhar eficiência energética. Empreitada em concurso por mais de meio milhão de euros

 

- PUB -

 

Apesar da actual conjuntura, a Câmara Municipal não tem abrandado nos investimentos. As obras somam-se e seguem no concelho e, uma das mais recentes, cujo concurso público acaba de ser lançado por 517 mil e 320 euros diz respeito ao reforço da eficiência energética da Piscina Municipal do Pinhal Novo.

A empreitada “visa melhorar a eficiência energética daquele equipamento municipal, incluindo a instalação de painéis fotovoltaicos para auto-consumo, a instalação de cobertura térmica motorizada sobre os dois planos de água, para reduzir as perdas de calor, a renovação do equipamento de climatização e de qualidade do ar e o ensombramento da fachada poente”, explica o município. “Atingir uma redução anual de 37,6% no consumo de energia primária e de 31% no consumo de energia final, já a partir de 2021”, bem como uma diminuição “de 37% nas emissões de dióxido de carbono” é o objectivo da Câmara Municipal para a Piscina do Pinhal Novo.

- PUB -

Ao mesmo tempo, realça a edilidade, “a redução nas emissões de gases com efeito de estufa e a opção por fontes de energia renováveis representam um contributo energético e ambiental muito relevante”. O que permitiu que a obra seja co-financiada pelo Portugal 2020.

Recentemente, recorde-se, o município avançou com um conjunto de projectos e obras – em curso, em conclusão ou a lançar – na freguesia da Quinta do Anjo que ultrapassou os seis milhões de euros. Outra das empreitadas já lançadas a concurso, por mais de 658 mil euros, foi a drenagem de águas residuais domésticas para Cajados.

Entretanto, já adjudicado, por 9 225 euros, foi o projecto de execução para a requalificação do Jardim Ferreira da Costa, em Venda do Alcaide. “A obra pretende conjugar e qualificar as valências de equipamento desportivo e de espaço de jogo e recreio e melhorar as condições de estada e de encontro de gerações. Inclui a criação de um percurso pedonal e ciclável, a instalação de novo equipamento e mobiliário urbano e a reformulação do parqueamento automóvel, prevendo, desde já, o carregamento de veículos eléctricos”, anunciou ontem a autarquia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -