26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaNovo posto da GNR no Poceirão é para estar de pé dentro...

Novo posto da GNR no Poceirão é para estar de pé dentro de ano e meio

Autarquia vai ceder terreno para as instalações e ficar responsável pela obra, que será financiada pela tutela

 

- PUB -

O novo Posto Territorial da GNR no Poceirão deverá estar de pé no final do próximo ano. Esta é a expectativa da Câmara Municipal de Palmela, que aprovou, por unanimidade, na reunião de quarta-feira passada, um protocolo para avançar com a obra.
Este protocolo de colaboração entre a autarquia, a Secretaria-Geral da Administração Interna e a GNR visa a celebração “de um contrato de cooperação interadministrativo para as obras de construção de raiz das instalações” do posto no Poceirão, anunciou a edilidade.

“Através deste protocolo, o município assume a responsabilidade de ceder o terreno anexo à antiga Escola Básica do Poceirão para a construção do posto e de promover a elaboração do projecto de execução para a obra, cujos custos serão assumidos pela Secretaria-Geral da Administração Interna”, explica a autarquia. Depois de aprovado o projecto de execução, será então “celebrado o contrato de cooperação interadministrativo, que vai estabelecer os prazos e as condições, os custos associados à obra e a responsabilidade das partes”.

Certo é que será o município a assegurar a empreitada, que será financiada pelo Ministério da Administração Interna (MAI). “A disponibilidade da Câmara para lançar concurso para projecto, obra e respectiva fiscalização – à semelhança do que aconteceu já para outras obras da responsabilidade da administração central, como a Unidade de Saúde Familiar do Pinhal Novo Sul ou o Quartel do Destacamento Territorial da GNR de Palmela – foi também determinante na concretização deste acordo”, sublinha a edilidade.
A necessidade da construção é vista, de resto, como imperiosa, já que “há vários anos que as instalações que acolhem o Posto Territorial da GNR no Poceirão se revelam inadequadas e num estado de degradação” que, ainda segundo o município, “não garante as necessárias condições operacionais e de conforto aos profissionais nem a quem recorre aos serviços”.

- PUB -

As premissas para a construção das novas instalações foram acertadas em 6 de Fevereiro numa reunião, realizada no MAI, entre Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, e Antero Luís, secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, após “várias diligências” feitas pelo município e pela União das Freguesias de Poceirão e Marateca junto do Governo, frisa o município, a concluir.

Artigo anterior
Próximo artigo
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -