5 Julho 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela cria comissão de acompanhamento ao Covid-19 que entra já hoje em...

Palmela cria comissão de acompanhamento ao Covid-19 que entra já hoje em funcionamento

Autarquia, bombeiros, Segurança Social, GNR e autoridade de saúde vão reunir todos os dias por videoconferência

A partir de hoje, a Câmara Municipal de Palmela começa a realizar, por videoconferência, balanços diários sobre a evolução do contágio de Covid-19 no concelho com as corporações de bombeiros, a Segurança Social, a GNR e a autoridade de saúde local.
Trata-se de uma comissão permanente de acompanhamento à situação pandémica que, ontem à tarde, em reunião, a Comissão Municipal de Protecção Civil decidiu criar.

- PUB -

“O objectivo é conseguir uma melhor articulação, capacidade e rapidez de resposta entre as várias entidades públicas, face às necessidades identificadas a cada momento”, explica o município, adiantando que a nova comissão “surge no decurso das diversas medidas” que já adoptou.

Em comunicado, a edilidade enumera o conjunto de medidas tomadas para diversas áreas: apoio social, serviços municipais, espaço público, serviços culturais não presenciais, sensibilização da população, e trabalhadores municipais.

Apoio social

- PUB -

Ao nível do apoio social, a autarquia aponta o serviço gratuito “Não saia de casa, nós vamos por si!” dirigido a idosos com mais de 65 anos (ver pág.7); entregas ao domicílio no Mercado Municipal de Pinhal Novo; horário prioritário nos supermercados para profissionais de saúde e agentes de socorro e segurança; escolas em funcionamento para filhos de profissionais de saúde e de outros serviços essenciais; refeições escolares a alunos carenciados; prazo adicional de 30 dias para pagamentos ao Município (como abastecimento de água); isenção do pagamento de taxas ou rendas das concessões municipais encerradas; e prorrogação de prazos por mais 30 dias seguidos em processos/vistorias que dependam da autarquia.

A estas juntam-se o conjunto de medidas implementadas nos serviços municipais, como o fecho de todos os equipamentos municipais, a suspensão de todos os postos de atendimento e também do atendimento social presencial, entre outros.

Espaço público e serviços

No espaço público, o município destaca “o reforço das acções de desinfecção, em especial nas zonas de abastecimento, jardins e locais de maior circulação, tais como terminais de transportes públicos e locais de deposição de lixo” e o “encerramento de todos os espaços de jogo e recreio do concelho”.

- PUB -

Em relação aos serviços culturais não presenciais, são disponibilizados livros online pela Rede Municipal de Bibliotecas Públicas, realizadas actividades “Hora do Conto” e “Sessões de Poesia” online e também pela mesma via os munícipes podem aceder às actividades do museu e outros serviços.

As campanhas de sensibilização dirigidas à população e as medidas introduzidas para trabalhadores do município, como adopção do teletrabalho e implementação de jornada contínua e rotatividade de turnos para evitar aglomeração de funcionários, entre outras, completam o conjunto de acções preventivas lançado pela Câmara Municipal, no âmbito da activação do plano de contingência interno delineado para combate à propagação de Covid-19 e de acordo ainda com medidas resultantes do estdo de emergência.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Morte da menina de três anos vítima de maus-tratos provocada por mais de 50 pancadas

Autópsia a Jéssica Biscaia revela deslocamento do crânio e lesões internas fatais. Mãe pode vir a ser constituída arguida
- PUB -