27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaCâmara Municipal implementa novo herbicida favorável ao ambiente

Câmara Municipal implementa novo herbicida favorável ao ambiente

Solução surge da combinação de herbicida biodegradável de origem natural com um herbicida anti-germinativo

 

- PUB -

De forma a controlar as espécies vegetais indesejadas que surgem nos espaços públicos urbanos do município, a Câmara Municipal de Palmela implementou a utilização de um novo herbicida.

 

Este novo produto, não sendo prejudicial para o ambiente, surge da combinação de um herbicida biodegradável de origem natural com um herbicida anti-germinativo, no qual este último pretende apresentar um efeito mais duradouro. Esta solução é apresentada como uma alternativa à utilização de glifosato, um dos herbicidas mais utilizados no país.

- PUB -

 

O novo herbicida utilizado no município é obtido a partir de plantas e age somente através do contacto com as ervas daninhas. Quando alcança as plantas a retirar, o produto altera a permeabilidade da sua membrana celular da epiderme, acabando por provocar a sua desidratação em poucas horas. Por ter uma acção anti-germinativa, é absorvido pelas raízes e folhas das plantas e, em seguida, é direccionado às zonas merismáticas, nas quais provoca a paragem das divisões celulares, originando um bloqueio nas mesmas.

 

- PUB -

Apesar de possuir um cheiro intenso, que pode vir a ser sentido no solo no momento da aplicação por se fixar nos primeiros centímetros do mesmo, o herbicida, por ser biodegradável, acaba por se decompor em menos de dois dias através de uma degradação microbiana e química, não deixando resíduos no local. A sua acção de contacto é rápida e os resultados ficam visíveis em poucas horas. Não existe, desta forma, um risco de contaminação dos lençóis freáticos, ou seja, dos reservatórios de água doce.

 

Caracteriza-se, ainda, por ser inofensivo para os animais de uma forma geral. No que diz respeito aos microorganismos do solo, não apresenta efeitos negativos sobre estes e é, também, inofensivo para a população.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -