26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaEmpresas de energia solar investem no Poceirão

Empresas de energia solar investem no Poceirão

A zona do Poceirão está a tornar-se num território atractivo para as empresas de energia solar, que pediram licenciamentos à Câmara de Palmela

 

- PUB -

 

 

A última semana descentralizada decorreu no Poceirão e a sessão pública decorreu na colectividade de Lagoa do Calvo.

- PUB -

O presidente da Câmara de Palmela revelou que as empresas de energia solar estão a apostar em investir no Poceirão e já foram pedidos três licenciamentos. As propostas de reconhecimento de interesse económico e social foram aprovadas por unanimidade, e as empresas irão localizar-se na Aldeia Nova da Aroeira e  na Quinta da Seixa.

Álvaro Amaro revelou que “os investimentos envolvem um valor aproximado de 38,4 M€ e confirmam a excelente oportunidade de desenvolvimento económico e ambiental do concelho”, que para além de criarem postos de trabalho servem para aproveitarem terrenos que não têm aptidão agrícola.

 

- PUB -

Freguesias rurais e desfavorecidas

 

Os autarcas aprovaram também uma moção por unanimidade onde defendem a classificação das freguesias de Marateca e do Poceirão como zonas desfavorecidas e rurais. Na moção lembra-se também a necessidade de se separarem as freguesias de Poceirão e de Marateca.

No documento aprovado por unanimidade, os autarcas da Câmara de Palmela lembram “o concelho tem nas freguesias de Poceirão e Marateca o seu expoente máximo, no que à actividade agrícola e ruralidade diz respeito” e que “muitos jovens procuram este território para a implementação de projectos empreendedores, com particular destaque para formas alternativas de produção com preocupações ambientais, do modo biológico à permacultura”.

O extenso território com 282,5 quilómetros quadrados “é ocupado por vinha, pomares, explorações hortícolas e montado de sobro, em grande parte, de génese familiar”, lembra a moção.

Os autarcas alertam também que “a não classificação das freguesias como rurais, apesar de Poceirão e Marateca cumprirem claramente os critérios definidos, como o limite de 150 habitantes por quilómetro quadrado” e “foi com surpresa que o concelho de Palmela assistiu, já em 2019, à actualização da lista de zonas desfavorecidas, que manteve ou devolveu a classificação como área desfavorecida às restantes áreas rurais da Península de Setúbal”, mas a lista “manteve a exclusão de Poceirão e, por acréscimo, devido à agregação das freguesias, retirou esse estatuto a Marateca”. Os autarcas lembram que “não existe qualquer alteração na freguesia ou indicador que justifique a não renovação da classificação de Marateca, além da sua agregação a Poceirão”. Na sessão descentralizada na Lagoa do Calvo, a moção aprovada reivindica a classificação das freguesias do Poceirão e de Marateca como rurais e que devem ser incluídas na lista de zonas desfavorecidas. E apela para a urgente desagregação das freguesias de Poceirão e de Marateca.

 

Iluminação no campo de futebol

 

Outra das propostas aprovadas na sessão foi o contrato-programa de desenvolvimento desportivo entre a Câmara e o Clube Desportivo e Recreativo de Águas de Moura, para apoiar a  requalificação do sistema de iluminação no campo de futebol. A intervenção envolve um montante de doze mil e quinhentos euros e tem por objectivo substituir os projetores de tecnologia convencional por lâmpadas led, melhorando, assim, a eficiência energética do campo de futebol.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -