25 Junho 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaObras nas encostas do Castelo revelam vestígios arqueológicos

Obras nas encostas do Castelo revelam vestígios arqueológicos

Escavações junto à antiga piscina fizeram descobertas que alteram o conhecimento sobre a história do castelo

 

- PUB -

 

 

A Semana de Palmela foi marcada pela visita às obras de consolidação das encostas no castelo, que revelaram uma enorme quantidade de novos vestígios arqueológicos.

- PUB -

As obras para consolidação das encostas do castelo deverão estar concluídas em finais de Setembro, mas envolvem uma grande complexidade, cuja intervenção está a decorrer em três frentes.

O presidente da autarquia, Álvaro Amaro explicou em pormenor que “as projecções de betão e pregagens, que vão garantir a estabilidade da encosta que suporta o castelo, são já visíveis a partir de Setúbal e da serra da Arrábida”. Os trabalhos da empreitada, acrescentou, “são de grande importância e complexidade, envolvendo vários estudos de especialidades diferentes, da geotecnia à cartografia, passando pelo paisagismo, conservação e restauro e estabilidade”.

O edil destacou “as escavações arqueológicas, que estão a decorrer junto à antiga piscina, descobriram um espólio muito rico e um conjunto de nova informação que altera o que sabíamos da história do Castelo e da ocupação humana na zona, abrindo novas linhas de investigação e estudo para as próximas décadas”. Também foi dado a conhecer o programa dos castelos e fortificações da Arrábida/Castelo de Palmela, integrada no projeto PRARRÁBIDA, cujo concurso público já foi lançado, revelou o presidente do município, que “visa a requalificação do Castelo, no que respeita à promoção das acessibilidades dentro do monumento e valorização patrimonial, permitindo uma melhor fruição e a integração nos roteiros de turismo acessível”.

- PUB -

 

Comentários

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior

Revolta no velório de Jéssica obriga à presença de bombeiros e polícia

Avó paterna e alguns populares revoltam-se com mãe da criança durante a cerimónia fúnebre

Megaoperação da GNR em busca de estupefacientes em Palmela, Barreiro e Moita

Ao inicio da manhã já tinam sido detidos nove suspeitos de tráfico de estupefacientes
- PUB -