25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaDia Municipal promove operacionalidade dos bombeiros

Dia Municipal promove operacionalidade dos bombeiros

Comemorações incluíram simulacros nas escolas

 

- PUB -

 

A segurança das populações esteve mais uma vez subjacente às comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, em Palmela, que terminaram no passado domingo.

A realização de quatro simulacros nas escolas foram o principal destaque com a Escola José Maria dos Santos, no Pinhal Novo, no centro da acção que envolveu as três corporações, bombeiros de Pinhal Novo, que este ano organizaram o Dia Municipal do Bombeiro, os bombeiros e Palmela e de Águas de Moura.

- PUB -

No simulacro colectivo participaram 23 operacionais e 9 viaturas, que ocorreram para combater um incêndio na cozinha da escola e num acidente de um motociclo na entrada do estabelecimento de ensino, que nas horas de ponta sofre o congestionamento de largas dezenas de viaturas. Depois da pronta intervenção dos bombeiros, o presidente Álvaro Amaro fez o balanço da acção que “serviu para testar a capacidade de resposta das estruturas da Proteção Civil, bombeiros e GNR”. O comandante Vasco Marto da corporação do Pinhal Novo coordenou as operações realçando que “o simulacro excedeu as nossas expectativas e comprovou que os bombeiros estão sempre alerta para intervir nos vários cenários e neste caso, nos estabelecimentos de ensino”.

Bombeiros aguardam pelos apoios do Estado

O encerramento do Dia Municipal do Bombeiro foi assinalado com a sessão solene, onde se destacou a falta de apoios do Estado. O presidente dos bombeiros de Pinhal Novo, José Calado, lembrou que “ainda não foram entregues os equipamentos prometidos, o que irá dificultar a intervenção no combate aos incêndios urbanos e florestais”. José Calado lembra também “pagam dois euros à hora aos bombeiros que ainda têm que descontar 10 por cento de impostos” e garante “é urgente rever esta situação que penaliza quem garante a segurança dos territórios e das populações”. A presidente da Assembleia Municipal, Ana Teresa Vicente, reafirmou que os bombeiros das três corporações do concelho “fazem um trabalho insubstituível sendo bombeiros por opção e profissionais na acção e são um exemplo de cidadania”.

- PUB -

O actual presidente da Câmara, Álvaro Amaro, começou por fazer o balanço da criação do Dia Municipal do Bombeiro e lembrou que “nos últimos 10 anos realizámos 56 simulacros nos estabelecimentos de ensino”. A Câmara de Palmela, destacou o edil, “continuará a apoiar os bombeiros do concelho, na requalificação dos quartéis e nos apoios anuais de 130 mil euros para cada associação”, mas o edil garantiu que os apoios “irão continuar e na sessão da próxima quinta-feira, iremos reforçar o apoio com mais 90 mil euros”.

Na sessão solene foram atribuídas medalhas aos bombeiros por serviços prestados.

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -