27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaAutarcas de Palmela defendem eliminação de portagens

Autarcas de Palmela defendem eliminação de portagens

A última sessão da autarquia de Palmela ficou marcada pela aprovação de uma moção aprovada por unanimidade, onde os autarcas exigem a eliminação das portagens do nó A2 entre Palmela e Setúbal

 

- PUB -

 

O presidente Álvaro Amaro e os vereadores da Câmara de Palmela não aceitam que o município não tenha sido contemplado na requalificação das acessibilidades do Programa Nacional de Investimentos 2030.

Na moção apresentada pelo presidente Álvaro Amaro e subscrita por todos os vereadores exige-se que o Governo altere a decisão e inclua nos Investimentos no sector da Mobilidade e Transportes, “os contributos propostos que não foram contemplados a nível da requalificação das acessibilidades rodoviárias às áreas de acolhimento empresarial como a requalificação das circulares sul e norte com acessos à Autoeuropa, a execução da circular exterior à margem sul, para ligação dos principais centros urbanos mais periféricos e Áreas de Acolhimento Empresarial, incluindo troços para transporte em sítio próprio, construção das variantes às Estradas Nacionais 379 e 252 e eliminação das portagens do nó A2 entre Palmela e Setúbal”.

- PUB -

O edil de Palmela lembrou ao Governo que deve “aproveitar a estabilidade do país para aprovar propostas que interessam ao concelho e à região, porque a Península de Setúbal merece mais investimento face as necessidades que tem”.

Eliminação das portagens

Os vereadores da oposição destacaram a pertinência da moção, que “aborda problemas relevantes”, mas deram especial enfase à eliminação das portagens entre Palmela e Setúbal para “descongestionar o trânsito na Volta da Pedra”.

- PUB -

Paulo Ribeiro, vereador do PSD/CDS, foi mais longe ao sugerir “a abolição das portagens, enquanto não se avançar com a requalificação da 379 e 252” e lembrou “já votámos uma moção em que deviam ser eliminados os pagamentos das portagens”, que “não teve acolhimento no seio do Governo”.

Já o vereador socialista Pedro Taleço reconheceu “ser difícil a eliminação das portagens que estão concessionadas”, mas destaca “é preciso fazer alguma coisa, que ajude a descongestionar o trânsito na Volta da Pedra”. O autarca socialista defende “existem questões que deviam ser resolvidas de imediato para tirar o tráfego das nossas vilas, que afeta a vida dos cidadãos”. Ainda antes da votação por unanimidade da moção, o presidente Álvaro Amaro deixou a sugestão ao Governo para que “equacione a hipótese de transformar o troço entre Palmela e Setúbal numa circular, tendo em consideração os custos com a variante da 252”.

 

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -