28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalPalmelaNuno Bronze, pastor e criador de ovelhas desafia PAN para “virem ver...

Nuno Bronze, pastor e criador de ovelhas desafia PAN para “virem ver o horror provocado pelos cães”

Cães vadios atacam ovelhas

 

- PUB -

Nuno Bronze, pastor e criador ovelhas, com um rebanho de 160 cabeças, queixa-se dos prejuizos provocados pelos cães vadios, que já atacaram o curral cinco vezes este ano, matando mais de duas dezenas de animais.

Os ataques acontecem desde 2017. “Foi nesse ano que começou o meu drama e perdi as primeiras ovelhas com o ataque de cães vadios, que eram do concelho do Montijo” e acrescenta “moro na zona das Passarinhas, no concelho de Palmela e foi na câmara da minha zona que me queixei”, mas as duas autarquias “empurraram a situação uma para a outra e quem ficou lesado fui eu”.

O pastor tem apresentado queixas na GNR do Poceirão, na Câmara de Palmela e no Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), e confessa que “ninguém quer saber” e aproveita para lançar o desafio “gostava que o PAN, que tanto defende os animais, viesse ver o horror que são ovelhas esventradas, degoladas e mortas pelos cães”. E avisa “se eu matar dois ou três cães dão-me o rótulo de criminoso, mas já não sei o que hei-de fazer à minha vida, pois tenho uma filha pequena para criar”.

- PUB -

Nuno Bronze não se conforma com o que considera ser “um claro desprezo por quem tem uma actividade legalizada e paga os seus impostos”, porque “se abrir uma janela em vez de um fiscal aparecem cinco ou seis e se espalhar estrume na terra a SEPNA aparece logo”.

O pastor tem sofrido avultados prejuízos, pois as ovelhas que “não são mortas ficam gravemente feridas e tenho que recorrer aos serviços veterinários para as salvar”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -