6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaParque de Campismo Vasco da Gama continua com licença provisória

Parque de Campismo Vasco da Gama continua com licença provisória

A realização da Expo 98 levou à criação de espaços, que pudessem servir os visitantes do evento, um deles foi o Parque Vasco da Gama, que continua a funcionar 20 anos depois com uma licença provisória

 

- PUB -

O Parque Vasco da Gama foi implantado no Pinhal Novo há 20 anos, tendo sido criado para servir os visitantes da Expo 98 em Lisboa.

O vereador do MIM, José Calado, pediu à Câmara que intervenha na “melhoria do acesso de terra batida, cujo piso tem buracos, com os taxistas a recusarem-se a fazer deslocações de utentes para o Parque Vasco da Gama”. O autarca explicou “apesar de estarmos na época baixa, o Parque tem uma grande utilização e a câmara devia melhorar o acesso”.

O presidente Álvaro Amaro reconheceu que “o acesso deve ser melhorado” e prometeu “intervir para que a Junta de Freguesia possa regularizar a situação”.

- PUB -

Mas o presidente da Câmara esclareceu que “o licenciamento do Parque de Campismo continua provisório, quando já devia ser definitivo”, explicando que a situação “é da responsabilidade o proprietário do parque, que deve contribuir para a realização das infraestruturas”.

O edil mostrou-se disponível para “realizar as obras que sejam da responsabilidade da câmara” e adiantou “nas Grandes Opções do Plano iremos comparticipar este espaço”, porque “queremos dignificar o acesso ao espaço para que seja uma unidade turística e um parque ecológico”. O edil garante “estamos disponíveis para encontrar uma solução e para dignificar aquele espaço, que está numa zona na Rede Natura e Reserva Ecológica Nacional, onde não devia estar”.

O presidente da autarquia revela “a câmara quer fazer parte da solução, mas o proprietário do parque não pode continuar a fazer obras de crescimento do espaço, sem antes proceder à legalização definitiva e teve oportunidade para o fazer, mas continua a fazer obras e a aumentar o espaço”.

- PUB -

A história do Parque

O Parque Vasco da Gama foi criado em 1998, para servir a Expo 98 e assume-se como parque ecológico de campismo e caravanismo, situado a três quilómetros do Pinhal Novo, a sul da cidade de Lisboa, numa reserva ecológica, na Salgueirinha, possuindo 12 hectares de pinheiros.

Na apresentação refere-se “é um parque que se apresenta com boas infraestruturas, sendo bastante amplo, onde se podem alugar caravanas residenciais de 1, 2 ou 3 quartos, tendas e alvéolos”.

O parque disponibiliza serviços de animação, bicicletas, duches quentes, snack bar, correios, gás, lava roupa, piscina coberta, SPA e Jacuzzi, ginásio, parque infantil, campo de futebol polivalente, locais para piqueniques com churrasqueiras e mesas, duas centrais de tratamento de esgotos e rede de incêndios ligada à piscina.

Comentários

Fátima Brinca
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Colisão contra portagens na A2 em Coina causa vítima mortal

Viatura bateu contra os pórticos das portagens e acabou por se incendiar

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -