22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalPalmelaMercado Caramelo do Pinhal Novo apresenta-se já em ambiente de festa

Mercado Caramelo do Pinhal Novo apresenta-se já em ambiente de festa

Organização espera 30 mil pessoas este ano. Primeira amostra trouxe centenas ao Largo José Maria dos Santos

This slideshow requires JavaScript.

- PUB -

O Mercado Caramelo deste ano, marcado para o fim-de-semana de 11,12 e 13 de Maio, espera mais de 30 mil visitantes, estima a organização que apresentou o certame este domingo numa primeira amostra do evento que juntou centenas de pessoas.

O Largo José Maria dos Santos, no centro do Pinhal Novo, transformou-se num mercado à moda antiga, com actividades tradicionais, figurantes vestidos a rigo e a Sopa Caramela como ex-libris da cultura gastronómica desta região.
A edição deste ano vai ter oito tavernas de comida, produtos locais, 50 expositores de artesanato e uma casa caramela, réplica da habitação antiga desta localidade, que, com uma família de figurantes e o conjunto tradional de animais de quinta vão compor o cenário e apresentar-se como uma das novidades do certame.
A casa caramela é um pré-fabricado feito à imagem das casas tradicionais e vai acolher actividades caracteristicas da cultura caramela, como a confecção da sopa.
O Mercado Caramelo 2018 tem um orçamento de 60 mil euros, disse Luís Fernandes, da Confraria da Sopa Caramela, que, juntamente com a Junta de Freguesia de Pinhal Novo, organiza o evento com o apoio da Câmara de Palmela e de dezenas de parceiros e apoiantes, entre empresas e associações, como a Sociedade Filarmónica União Agrícola (SFUA), os Bombeiros de Pinhal Novo, os ranchos folclóricos da Casa do Povo de Pinhal Novo e os ‘Rurais’ da Lagoa da Palha, a ‘Bardoada’, a Associação de Idosos e Pensionistas de Pinhal Novo, a adega ASL Tomé ou o restaurante ‘O Forno’.
A apresentação do programa foi feita também pelo presidente da Junta, Manuel lagarto, que destacou a estreia da casa caramela, explicando que vai mostrar, por exemplo, a confecção da Sopa Caramela “feita no chão, ao lume de lenha”.
O autarca agradeceu à Câmara Municipal ter incluindo a sopa na lista da maravilhas gastronómicas que o concelho candidatou ao concurso ‘7 Maravilhas à Mesa’ da RTP.

Sopa Caramela finalista das 7 Maravilhas à Mesa

- PUB -

A Sopa Caramela, que durante os três dias de mercado vai estar permanentemente em degustação, é já semi-finalista do concurso nacional que procura as sete maravilhas da gastronomia portuguesa.
Um facto que a Câmara de Palmela destaca como mais um contributo para “promover” esta cultura, o certame, o Pinhal Novo e o concelho, como disse o vereador Luís Calha, que representou a autarquia na apresentação, em substituição do presidente Álvaro Amaro que se encontrava no estrangeiro.
O autarca, responsável pelo pelouro do Turismo, recordou que esta edição decorre no “Ano Europeu para o Património Cultural” e elogiou o Mercado Caramelo como “um evento de toda a comunidade, em que todos participam com grande orgulho”.
Durante a festa, a degustação da sopa é gratuita. Paga-se 1,5 euros de caução, pelo prato e pela colher, mas esse valor é devolvido no final com a devolução dos objectos.
A organização fez parcerias com várias empresas para facilitar o acesso dos visitantes, como, por exemplo a CP, que vai ter uma promoção no preço dos bilhetes de comboio. Durante os três dias de festa, o bilhete para o Pinhal Novo, a partir de qualquer estação da Linha do Sado, custa dois euros para ida e volta.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -