26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaCT da Autoeuropa rejeita decisão da administração e convoca plenários para 20...

CT da Autoeuropa rejeita decisão da administração e convoca plenários para 20 de Dezembro

 A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa rejeitou hoje a decisão da administração de avançar unilateralmente com novo horário de produção a partir de Janeiro e convocou plenários para dia 20 de Dezembro.

A administração da Autoeuropa, fábrica do grupo Volkswagen em Palmela, comunicou hoje aos trabalhadores a intenção de avançar unilateralmente, em finais de Janeiro, com um novo horário de produção de 17 turnos semanais, face à rejeição de dois pré-acordos negociados previamente com a Comissão de Trabalhadores.

- PUB -

Embora se trata de um acordo imposto unilateralmente, a administração da Autoeuropa promete pagar os sábados a 100%, equivalente ao pagamento como trabalho extraordinário, que era uma das principais reivindicações dos trabalhadores. Este pagamento dos sábados a 100% poderá ainda ser acrescido de mais 25%, caso sejam cumpridos os objectivos de produção trimestrais.

Em comunicado, a CT da Autoeuropa “rejeita por completo esta decisão da administração, pois entende que deverá ser retomado o processo negocial”.

Nesse sentido, “também a pedido dos trabalhadores”, a CT “convoca plenários para o próximo dia 20 de Dezembro”, tendo como ponto de ordem de trabalhos: discutir a situação da empresa e exigência de nova negociação, apresentação do caderno reivindicativo e outros.

- PUB -

A CT reitera que “este modelo de horário e as suas condições são mais desfavoráveis e contrariam a vontade expressa pela maioria dos trabalhadores”.

O novo horário, que entrará em vigor em finais de Janeiro, deverá vigorar até ao mês de Agosto de 2018. A Autoeuropa promete discutir o período após Agosto com a Comissão de Trabalhadores.

Os novos horários de laboração contínua prevêem quatro fins-de-semana completos e mais um período de dois dias consecutivos de folga em cada dois meses para cada trabalhador.

- PUB -

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -