19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPALMELA | Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa já caiu

PALMELA | Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa já caiu

Nega ao referendo acertado com a empresa levou à queda do organismo. Fernando Sequeira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, confirmou que o organismo demitiu-se. Negociações com a empresa só devem ser retomadas no próximo mês

A actual comissão de trabalhadores da fábrica de automóveis Autoeuropa demitiu-se na terça-feira na sequência da recusa da maioria dos funcionários do pré-acordo para aumentar horários e turnos, confirmou à Lusa Fernando Sequeira, coordenador daquele organismo. A possibilidade já havia sido avançada pelo DIÁRIO DA REGIÃO na segunda-feira (ver https://www.diariodaregiao.pt/2017/07/31/funcionarios-da-autoeuropa-sentem-se-traidos-pela-comissao-de-trabalhadores/).

- PUB -

“A actual lista está demissionária, portanto irá terminar o seu mandato e provocar eleições. Competirá à nova comissão de trabalhadores seguir com as negociações se a empresa o entender, mas só lá muito para o final do mês porque só aí estarão todos os trabalhadores. Este mês [Agosto] só estão 50%, outros 50% estão de férias, à vez. Só aí será possível marcar as eleições”, disse o representante dos funcionários da fábrica de Palmela.

Entretanto, no mesmo dia, a administração da estrutura do grupo Volkswagen e representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Ambiente do Sul (SiteSul) e da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal) reuniram-se, desconhecendo-se para já o resultado do encontro.

“O sindicato vai manter a posição que sempre teve, de que os horários trabalho devem ser de segunda a sexta-feira e para facilitar a negociação, disponibilizar-se para retirar o pré-aviso de greve para o dia 30 de Agosto de 2017 se a empresa retirar a sua proposta de horário de segunda a sábado”, lê-se em comunicado do SiteSul, publicado após ser conhecido o resultado do referendo.

- PUB -

Larga maioria votou contra

Na sexta-feira, 74,8% dos trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram o pré-acordo alcançado entre a comissão de trabalhadores e a administração da empresa para os novos horários e turnos, mediante compensação financeira de 175 euros acima do valor previsto na legislação, tendo contado apenas com 23,4% de votos favoráveis num universo de 3 472 votantes.

Por seu turno, “a administração da Volkswagen Autoeuropa está a analisar os resultados do referendo que teve lugar na semana passada e comunicará oportunamente os próximos passos deste processo”, limitou-se a dizer fonte oficial da empresa à Lusa.

- PUB -

O grupo Volkswagen tem justificado a necessidade dos novos horários com a produção de 200 mil unidades do novo modelo T-Roc na fábrica de Palmela, quase triplicando a produção atingida em 2016, o que levou a empresa a decidir abertura de um sexto dia de produção e à contratação de “cerca de 2 000 colaboradores, 750 dos quais são para implementar um sexto dia semanal de produção”.

O pré-acordo de quinta-feira, rejeitado na sexta, segundo disse à Lusa fonte da empresa, foi aprovado por maioria na comissão de trabalhadores, mas com votos contra dos sindicatos afectos à CGTP, designadamente dos representantes do SiteSul e da Fiequimetal.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -