11 Agosto 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPinhal Novo vai voltar a agigantar-se durante três dias

Pinhal Novo vai voltar a agigantar-se durante três dias

É já no próximo fim-de-semana que a vila do Pinhal Novo volta a receber mais um Festival Internacional de Gigantones (FIG). Artistas de Espanha, Alemanha, Palestina e Japão estão garantidos

A partir de sexta-feira, 7, e até domingo, 9, a nona edição do FIG promete proporcionar momentos únicos, com a realização de vários espectáculos e muita animação, “num cruzamento entre a cultura festival tradicional de raiz ibérica e as expressões artísticas contemporâneas, marcadas pelas fascinantes máquinas e estruturas de grandes dimensões”, revela a Câmara Municipal de Palmela.

- PUB -

“Teatro de rua, marionetas, música do mundo, circo, danças, exposições, actividades dedicadas ao público infantil, arruadas, desfiles e a presença indispensável das figuras tradicionais – gigantones, cabeçudos, Zé Pereiras – acompanhadas pelas percussões, gaitas de foles e fogo, fazem o programa desta 9.ª edição do FIG, que reúne grupos e artistas de Portugal, Alemanha, Japão, Palestina e Espanha”, salienta a autarquia.

O orçamento da iniciativa, que conta o apoio de diversas empresas ao abrigo do Programa “Mecenas de Palmela”, ultrapassa os 50 mil euros. Um dos objectivos, de acordo com o município, passa pelo “incentivo à produção de artistas e grupos locais”, sendo que o FIG contará com a “presença incontornável dos parceiros” de organização: Bardoada – O Grupo do Sarrafo, ATA (Acção Teatral Artimanha), Associação Juvenil COI e PIA (Projectos de Intervenção Artística).

“A comunidade artística local integra a programação, com instalações e exposições presentes no recinto, espectáculos dos Pia, ATA, Teatro dos Barris, Teatro Sem Dono, Teatro da Vila, Bardoada, Balha ca Carroça, Leónia Oliveira e Carla Gomes, com destaque para o Grande Desfile de Gigantes e Formas Animadas, no domingo, às 17h00, que contará com mais de 30 grupos e cerca de 700 desfilantes”, realça a autarquia.

- PUB -

Cultura com novo recurso

Outro dos destaques da programação é o espectáculo de encerramento, “KAIROS” (reflexo do “momento certo”, “momento oportuno”), a primeira criação FIG, inspirada no universo de Gil Vicente, que aborda a sociedade actual, o uso do recurso Tempo e a inevitável Morte.

O encontro sobre cultura popular integra, este ano, um novo recurso – a Maleta Pedagógica e Cadernos de Actividades da Gaita de Foles – que “estará à disposição do Museu Municipal e da comunidade educativa do concelho, para divulgar e valorizar este instrumento musical e a sua importância na tradição musical portuguesa”.

- PUB -

A melhor gastronomia também não faltará, com a excelência dos sabores regionais.
O evento, recorde-se, ostenta o selo de qualidade EFFE 2017/2018, integrando a plataforma “Europe for Festivals, Festivals for Europe”, criada pela Associação de Festivais Europeus.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Histórica estação rodoviária na 5 de Outubro vai dar lugar a supermercado Continente

Edifício está a ser alvo de estudos há cerca de uma semana, com o objectivo de abrir espaço do grupo Sonae

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos
- PUB -