26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalPalmelaLourdes Magalhães “chamou um figo” ao Concurso de Doçaria de Palmela

Lourdes Magalhães “chamou um figo” ao Concurso de Doçaria de Palmela

O doce de figo inteiro em calda da autoria de Lourdes Magalhães arrebatou o prémio absoluto do 1.º Concurso de Doçaria de Palmela, que decorreu no Espaço Cidadão.

- PUB -

A iguaria reuniu o consenso, no passado dia 1, entre o painel de jurados, presidido pelo Chef Emílio Rosa (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril), e constituído, ainda, por Fátima Santos (Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa), Paula Magalhães (Divisão de Comunicação, Turismo e Economia Local da Câmara Municipal de Palmela), Io Appolloni (actriz e empresária na área da doçaria) e Anabela Rito (Junta de Freguesia de Palmela).

Lourdes Magalhães foi a grande vencedora

Além do prémio absoluto – o melhor dos melhores – o júri selecionou o primeiro lugar em cada uma das seguintes categorias: Doce de Colher – conquistado pelo pudim de ovos com natas e nozes, de Maria Emília Oliveira; Doce de Fatia – com triunfo dos carolinos, de Maria da Luz Silva; e Doce Seco ou Biscoito – que a fogaça de Palmela, de Isabel Lopes, venceu. Foram ainda atribuídas menções honrosas ao doce cabritinha (restaurante Bones & Bones) e às bolachas de menta (Biscoitos e Companhia).

Importância no crescimento turístico

- PUB -

A iniciativa realizada durante a manhã de sábado no Espaço Cidadão incluiu um atelier de confecção de Fogaça de Palmela.

O Chef Emílio Rosa reforçou a importância deste género de actividades, que permitem registar as memórias culinárias das nossas avós.

Já o vereador Luís Miguel Calha, que enquadrou a iniciativa no âmbito dos objectivos do projecto municipal “Palmela, experiências com sabor”, iniciado em 2009, realçou o “casamento feliz entre a gastronomia e o turismo”.

- PUB -

“A promoção da gastronomia local, conjugada com o incentivo à inovação, tem favorecido o enriquecimento das ementas dos restaurantes do concelho, levando, também, a uma maior utilização e procura dos produtos locais de grande qualidade”, considera a edilidade, salientando que este é o concelho da Área Metropolitana de Lisboa que “mais tem crescido, nos últimos anos, em vários indicadores de desenvolvimento turístico”, com a gastronomia a dar contributo decisivo.

Os Fins-de-Semana Gastronómicos – uma das principais propostas do projecto – regressam nos dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de Julho, com destaque para a Fruta de Palmela.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -