1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaNa Índia cospem como Lamas e usam mão esquerda em vez de...

Na Índia cospem como Lamas e usam mão esquerda em vez de papel nos WC

Pedro Pinela, jovem do Pinhal que continua o seu périplo pelo mundo, revela-nos curiosidades e costumes indianos. É de arrepiar

Haviam de ver a nenhuma vergonha com que os homens se cumprimentam e ficam de mãos dadas, por longos períodos de tempo. Alguns passeiam-se assim mesmo. Às vezes em grupos de três. Dá para estranhar como se falam a uma distância tão pouco “natural” e sem se largarem.

- PUB -

Já tinha sido grande o contraste entre a Grécia e a Turquia, na transição entre a Europa e a Ásia. Voltou a sê-lo da Turquia para o Irão. E de lá para aqui novo contraste, até visual. Principalmente nas mulheres, no vestir das roupas, tudo é garrido. Não há mais laranja do que o seu laranja ou mais verde que o seu verde, em paletas de indumentária de dois tons predominantes.

Mas os contrastes visuais não se ficam por aí. O lixo na rua é incontornável ao olhar. Nos primeiros dias, estava cheio de energia e vontade para marcar alguma diferença, nem que fosse somente nas imediações do espaço a que um nómada chama de casa. Saí à rua uma manhã e comecei a recolher tudo quanto era plástico, até ser hora de almoço, porém, tudo o que consegui fazer foi melhorar uma fracção de uma longa rua. Subi ao andar para a refeição e já no sofá, onde tomávamos o chá preto com leite – peçam por um chá e é o que vos servirão – olho pela janela.

(A Índia é o pais com a maior densidade populacional do Mundo e não há como não reparar nesse facto: há tanta gente na rua constantemente!)

- PUB -

Onde tinha limpo apressava-se quem passava a repor a sujidade, com o gesto de desprezo adicional de cuspirem em cima. Os indianos fazem lembrar os lamas nos jactos de cuspo que deitam fora. Apenas os lamas não o fazem com tanta frequência quanto estas pessoas.

Os inquestionáveis garfos, facas e colheres deixaram de ser uma questão pela segunda semana da minha estadia. A sua ausência nas mesas da Índia é já um dado adquirido. A refeição começa com o lavar das mãos, principalmente a mão direita, desenvolve-se com o misturar das diferentes comidas contidas em diferentes compartimentos do prato e termina com um novo lavar de mãos, seguido de um bochechar de água que… se cospe.

Especial realce para a importância do uso das respectivas mãos. Só a mão direita faz as despesas da alimentação. Quanto à mão esquerda, bem… A mão esquerda vem a propósito pela altura em que se faz nota de que é rara a casa de banho que tenha papel disponível. Como seu substituto existe um balde de água.

- PUB -

Pedro Pinela

Nota: Um grande e sentido “Obrigado” aos meus amigos José Miguel Pareja da Venezuela e Ensar Sevindik da Turquia pelo material fotográfico com que tenho a honra de ilustrar este artigo. Fomos pedras no caminho um dos outros e já hoje somos parte de castelos que não param de se erguer.

Note: A big and felt “Thank you” to my friends José Miguel Pareja from Venezuela and Ensar Sevindik from Turkey for the photographic material with wich I`m honored to ilustrate this article. We were rocks in each others ways and now itself we are part of castles that don`t stop to grow high.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Tribunal condena a 15 anos de prisão homicida de empregado de bar em Setúbal

Fábio Abenta, de 31 anos, deixa uma filha de dois anos de idade e era empregado de balcão há vários anos
- PUB -