26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaBrinquedos portugueses em folha valem distinção a coleccionador do Pinhal Novo

Brinquedos portugueses em folha valem distinção a coleccionador do Pinhal Novo

Hélder Máximo Martins, natural do Pinhal Novo e residente no Montijo, foi premiado em Londres. Tem sido reconhecido por todo o mundo pela divulgação de brinquedos lusos feitos em folha

Hélder Máximo Martins, natural do Pinhal Novo, concelho de Palmela, mas residente no Montijo, foi distinguido com o Diploma de Honra, em Londres, Inglaterra, pela Real Galeria ao representar Portugal com a apresentação de um trabalho sobre o brinquedo luso.

- PUB -

Militar, licenciado na área de saúde e antropólogo, Hélder Máximo Martins deu a conhecer o trabalho “Montijo: sua influência no pós-guerra com os desperdícios da latoaria da indústria da chacinaria, no brinquedo de folha” e acabou distinguido entre cerca de 20 participantes de outros tantos países.

Esta distinção junta-se a tantas outras que lhe têm sido atribuídas, um pouco por todo o mundo, as mais recentes conquistadas em Miami ( Estados Unidos) 2015 e 2016 e em Bogotá (Colômbia ) também no último ano. Foi também participante convidado da semana dos Museus no Brasil, em 2016, registando ainda participações por toda a Europa e uma outra em Melbourne, na Austrália.

Hélder Máximo Martins possui uma vasta colecção, composta por mais de 10 mil peças, tendo também participado recentemente numa mega exposição realizada na Cidade de Estremoz, à qual doou uma série de peças, para a construção de um atelier e casa do tempo sobre o brinquedo tradicional português. Ainda em solo luso, mostrou as suas peças no Convento da Madre de Deus, Barreiro, em Santarém e na Mealhada.

- PUB -

Os brinquedos de folha portugueses, resultam do aproveitamento dos desperdícios da indústria dos enlatados, da chacinaria do Montijo. No último ano, Hélder Máximo Martins realizou um trabalho de pesquisa com alunos do Instituto Politécnico de Setúbal sobre influência da indústria conserveira local, na fabricação de brinquedo, que culminou com uma exposição no Palácio Frixel.

A indústria montijense teve acrescida importância no fornecimento de desperdícios de folha, que era usada nas latas de grandes dimensões, de cinco e mais quilos, de banhas, enchidos e outros derivados de transformação de carnes.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -