Gestão da floresta e da água em debate no Cineteatro Camacho Costa

Gestão da floresta e da água em debate no Cineteatro Camacho Costa

Gestão da floresta e da água em debate no Cineteatro Camacho Costa

8.º Seminário Anual adapt.local.24 decorre esta sexta-feira com intervenções de especialistas e autarcas

A gestão local da floresta e da água vão ser dois dos principais temas em debate no 8.º Seminário Anual adapt.local.24 que tem lugar no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, na próxima sexta-feira.

- PUB -

Além das intervenções de autarcas e membros de organizações ambientais, em diferentes momento, durante a tarde vão decorrer duas oficinas, em programa dedicado à adaptação local às alterações climáticas.

A partir das 09h30 fazem-se as recepções aos participantes, pelas 10 horas decorre a sessão de abertura com o presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, o presidente da direcção da adapt.local e autarca na Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e, uma gravação do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.

Em seguida (a partir das 10h30) debate-se a “Adaptação climática local e os desafios da gestão local da fl oresta” com a directora-geral Território, Fernanda Carmo, a presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, o presidente da Câmara Municipal de Monchique, Paulo Alves, e o vereador na Câmara Municipal do Fundão, Pedro Neto. A conversa é moderada pela embaixadora do Pacto Europeu para o Clima, Carla Castelo.

- PUB -

Depois de uma pausa é tempo para discutir a “Adaptação climática e os desafios da gestão da água” com Ricardo Serralheiro, da Universidade de Évora, António Parreira, da Federação Nacional de Regantes (FENAREG), Simone Pio, das Águas Públicas do Alentejo, e, Pedro Horta, da Associação Zero. É o jornalista Nicolau Ferreira quem modera o debate, a partir das 11h30.

Após a pausa para almoço começam os workshops de capacitação técnica, que decorrem no auditório do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que se realizam entre as 14h30 e as 16 horas. O primeiro sobre “Eficiência Hídrica” com Carla Antunes, da FCT Universidade do Algarve e da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), e com moderação de Sérgio Costa da Simbiente.

Já o segundo momento, sobre “Gestão da Paisagem e Risco Florestal” é da responsabilidade de Carlos Rio Carvalho, do Center for Environmental and Sustainability Research da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-Nova), e moderação de João Tiago Carapau, da PATER.

- PUB -

A sessão de encerramento terá como oradores o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado, a presidente da MAG adapt.local, Sofia Ferreira, o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hêrnani Dias.

O formulário de inscrição para os workshops está disponível através do portal do município odemirense (https://www.cm-odemira.pt/p/alteracoesclimaticas).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -