26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalOdemiraManhã na FACECO arranca com avaliação de bovinos de "maior porte e...

Manhã na FACECO arranca com avaliação de bovinos de “maior porte e mais velhos” da raça Limousine

Ponto alto acontece esta tarde, com atribuição dos prémios finais aos campeões e vice-campeões nacionais e ao melhor criador

 

- PUB -

A Raça Bovina Limousine volta a estar em destaque em São Teotónio, freguesia de Odemira que recebe este ano nova edição da FACECO, para a realização do 33.º Concurso Nacional que premeia os melhores novilhos, novilhas, vacas e touros.

Na função de juiz tem estado Sebastian, criador da Raça Bovina Limousine em França, com cerca de 200 vacas, e com experiência na avaliação da raça bovina.

Na manhã de hoje foram avaliados animais de “maior porte e mais velhos”, enquanto o dia de ontem esteve voltado para os novilhos.

- PUB -

O concurso teve início pelas 11h10, no ringue criado no centro da feira de actividades culturais e económicas do concelho.

Já o ponto alto acontecerá esta tarde, às 14 horas, para a atribuição dos prémios finais aos campeões e vice-campeões nacionais Limousine e ao melhor criador.

Amanhã, no último dia do certame, acontece a entrega dos prémios especiais, como de ‘Melhor Animal de Inseminação Artificial’, ‘Melhor Fêmea’ e ‘Macho Qualidade Cárnicas’.

- PUB -

Com o apoio da Câmara Municipal de Odemira, o evento, realizado pela Associação Portuguesa de Criadores de Raça Bovina Limousine, torna-se anualmente o ponto de encontro e de negócio entre criadores nacionais e estrangeiros.

A associação, sem fins lucrativos, nasceu com o propósito de dinamizar o sector, assim como tem como objectivo a preservação, melhoramento e comercialização dos bovinos, bem como a formação profissional, com vista à respectiva produção.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -