19 Maio 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalOdemiraExposições marcam o arranque das comemorações de Abril em Odemira

Exposições marcam o arranque das comemorações de Abril em Odemira

Além de vários eventos gratuitos, desde a música ao desporto, o município alentejano promove mostras em diversos espaços do concelho

 

- PUB -

Música, cinema, poesia, folclore, cante alentejano, desporto e animação de rua são as várias propostas apresentadas pela Câmara Municipal de Odemira, com o apoio de entidades locais, para a celebração do 48.º aniversário do 25 de Abril. Mas são as seis exposições, patentes ao público ao longo deste mês, que já se destacam do vasto conjunto das actividades gratuitas programadas.

A mostra colectiva da Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos pode ser apreciada na Igreja da Misericórdia. Reúne trabalhos de Gonçalo Condeixa (pintura e escultura), Inga Geckeler (joalharia), Karolina Kornek Freixial (pintura), Mariana Sobral (pintura), Mariana Dias Coutinho (instalação), Noa Noa (pintura), Pedro Soares (escultura), Philippe Peseux (pintura), Sofia do Vale (ilustração), Tabea Wimmer (pintura) e Thomas Wimmer (escultura). Pode ser visitada de segunda sexta-feira (10h00 às 13h00 e 15h00 às18h00) e aos sábados (10h00 às 13h00).

A autarquia destaca também a exposição “Da Rua Para as Lojas”, patente ao público em diferentes espaços comerciais da vila. A mostra reúne “14 trabalhos resultantes de edições de anos anteriores da iniciativa ‘A arte saiu à rua’, promovida em Odemira e Vila Nova de Milfontes, pela Sopa de Artistas”, lembra o município. As obras expostas são da autoria de “André Teixeira, Carlota Bastos, Pedro Pinheiro, Fábio Ramunni, Philippe Peseux, João Maria Ferreira, Pedro Soares, Mariana Sobral, Philippe Peseux, Maria Meireles, Zenoviy Klymko, Philippe Peseux, João Santos e Noa Noa”.

- PUB -

“Testemunhos de Abril” intitula amostra que pode ser visitada no edifício municipal em remodelação situado na Praça da República, de segunda a sexta-feira. Nesta exposição, “são evocadas as comemorações do 25 de Abril organizadas pela Câmara Municipal de Odemira desde 1977, sendo desde então a grande festa de Odemira”. A mostra, salienta a autarquia, “além de fotografias do Arquivo Municipal apresenta a acta da reunião de Câmara de 21 de Abril de 1977 (onde é deliberada a realização anual das comemorações) e testemunhos áudio”.

- PUB -

No Espaço CRIAR – Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional – está já patente também a exposição “A Liberdade Passou Por Aqui”, de Alfredo Cunha. É composta por “uma selecção de fotografias captadas por Alfredo Cunha, enquanto fotógrafo do jornal ‘O Século’, durante a revolta militar de 25 de Abril de 1974”. As imagens estão “impressas em grande formato” e “revelam o testemunho do autor, na primeira pessoa, da sucessão de acontecimentos da revolução”, realça o município.

Na Biblioteca Municipal José Saramago está a exposição de xilogravuras do artista popular brasileiro José Jacinto Borges. A mostra contempla ilustrações do conto “O Lagarto”, de José Saramago e é organizada pela Fundação José Saramago.

A partir do dia 21 de Abril, a Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves acolhe a exposição documental “Município de Odemira na Revolução de Abril 1974 – 1976”, da autoria do historiador Constantino Piçarra.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -