18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalOdemiraMinistro da Educação inaugura Centro Escolar de São Teotónio

Ministro da Educação inaugura Centro Escolar de São Teotónio

Equipamento com capacidade para 200 crianças abriu portas no anterior ano lectivo. Distingue-se pela integração de migrantes

 

- PUB -

Começou a funcionar no lectivo 2020-2021, mas só agora, em período de maior calmaria pandémica, pôde ser inaugurado com honras ministeriais. Tiago Brandão Rodrigues, responsável pela pasta da Educação, apadrinhou no passado dia 9 o simbólico acto de descerramento da placa alusiva à construção do Centro Escolar de São Teotónio, Odemira.

O ministro ficou a conhecer o equipamento que foi edificado no recinto da Escola Básica 2,3 Eng. Manuel Rafael Amaro da Costa e que se distingue, segundo a Câmara Municipal de Odemira, “pela integração de alunos migrantes”. De acordo com a autarquia, “actualmente o Agrupamento de Escolas de São Teotónio tem alunos de 32 nacionalidades”. O novo estabelecimento de ensino, com “capacidade para cerca de 200 crianças”, apresenta-se inserido “na Rede de Escolas para a Educação Intercultural”.

E para Hélder Guerreiro, presidente da autarquia, este “é um espaço único onde se pode integrar verdadeiramente as comunidades”. “É um local onde se tratam as pessoas pelo nome e não pela nacionalidade”, sublinhou, durante a cerimónia, o autarca de Odemira, antes de realçar também a importância do investimento. “Quando inauguramos uma escola, inauguramos uma porta para o futuro”.

- PUB -

Um futuro que começa nas acções dinamizadas no presente, traduzidas por um trabalho do município e das comunidades educativas elogiado pelo ministro da Educação. Um trabalho que, nos dias que correm, ganha ainda maior relevância quando trilha um caminho para a plena integração. E o Agrupamento de Escolas de São Teotónio é disso exemplo, pela multiculturalidade que abraça. “A língua oficial é o português e é o português que aqui se aprende, mas a partir da língua materna de todas estas crianças. Sabemos que é necessária muita audácia, muita bravura, mas é altamente recompensador”, lembrou o governante, que teve tempo para visitar o centro escolar e trocar impressões com professores e alguns alunos.

Além de Tiago Brandão Rodrigues e Hélder Guerreiro, a inauguração contou com as presenças de Telma Guerreiro, deputada à Assembleia da República, Maria João Charrua, delegada regional de Educação do Alentejo, Inês Pinto, subdirectora do Agrupamento de Escolas de São Teotónio, e representantes de outros estabelecimentos de ensino do concelho. Participaram ainda na cerimónia Ana Aleixo, presidente da Assembleia Municipal de Odemira, os vereadores Ricardo Cardoso, Isabel Palma Raposo, Pedro Rebelo Ramos e Raquel Vicente e Silva, e Dário Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -