Vales de desconto apoiam comerciantes e munícipes mais vulneráveis

Vales de desconto apoiam comerciantes e munícipes mais vulneráveis

Vales de desconto apoiam comerciantes e munícipes mais vulneráveis

Programa “Vale Mais Comprar Local” foi lançado pela autarquia e visa mitigar os efeitos económico-sociais da pandemia. Representa um investimento de 120 mil euros

 

A Câmara do Montijo está a distribuir 60 mil vales de desconto – 40 mil a comerciantes e 20 mil aos munícipes em situação de maior vulnerabilidade económica –, no âmbito do programa municipal “Vale Mais Comprar Local” que implementou no passado dia 1.

- PUB -

Este programa representa um investimento total de 120 mil euros e integra o conjunto de medidas económicas e sociais que a autarquia tem lançado para mitigar os impactes provocados pela pandemia na comunidade. A nova acção, explica a edilidade, “tem como objectivo apoiar as microempresas do comércio tradicional, que estiveram encerradas ou viram a sua actividade limitada por força do confinamento, e apoiar também as famílias mais vulneráveis”.

Os comerciantes locais que se inscrevam e que cumpram os requisitos do programa vão receber no global 40 mil vales de desconto no valor unitário de 2 euros. Já as famílias mais vulneráveis, utentes da Rede de Apoio Alimentar do concelho, vão ter à disposição um total de 20 mil vales, no mesmo valor cada. A distribuição dos vales a estes munícipes “será efectuada pela Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde (DDSPS)”, revela a autarquia.

Os vales entregues ao comércio permitirão que cada estabelecimento aderente faça ao cliente “um desconto imediato de 2 euros, em compras de valor igual ou superior a 10 euros e múltiplos de 10 euros, até ao limite de três vales por compra”. Os comerciantes serão depois “ressarcidos do valor dos vales pela Câmara Municipal do Montijo, mediante a apresentação da factura anexa aos vales utilizados”.

- PUB -

Já as famílias beneficiárias vão ter direito “a um livro de 20 vales por cada membro do agregado familiar”. Cada livro, salienta o município, “tem um valor total de 40 euros para utilizar em compras nos estabelecimentos aderentes”. O valor destes “vales família” não pode ser “reembolsado total ou parcialmente, não existindo lugar a troco”, conclui a autarquia.

Sem uso para álcool, tabaco e jogos

Os vales emitidos pela Câmara Municipal do Montijo, no âmbito do programa “Vale Mais Comprar Local”, têm também algumas restrições, conforme faz notar a autarquia. “Não podem ser utilizados na aquisição de álcool, tabaco e jogos (raspadinhas, euromilhões, totoloto e outros)”.

Os comerciantes interessados em aderir ao programa devem preencher um requerimento disponível no site do município (www.mun-montijo.pt). O documento pode depois ser enviado para stl@mun-montijo.pt ou entregue em mão na Secção de Taxas e Licenças, nos Paços do Concelho.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -