28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Unidade de Saúde Familiar Aldegalega inaugurada dentro de três a quatro meses

Unidade de Saúde Familiar Aldegalega inaugurada dentro de três a quatro meses

Unidade de Saúde Familiar Aldegalega inaugurada dentro de três a quatro meses

Obras concluídas até Março. Investimento passou de meio milhão para 750 mil euros. Tutela espera abranger cerca de 13 mil utentes

 

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Aldegalega, no recinto do hospital do Montijo, vai ser inaugurada dentro de três a quatro meses. A empreitada, que representa um investimento de cerca de 750 mil euros, está praticamente finalizada.

- PUB -

“As obras de requalificação do espaço estão em fase de conclusão, estimando-se que o seu termo ocorra durante este primeiro trimestre do ano”, confirmou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) a O SETUBALENSE. Terminados os trabalhos, até Março, “segue-se o habitual período de vistorias e equipamento”, o que significa que a infra-estrutura poderá até entrar em funcionamento a partir de Abril/Maio.

De acordo com a mesma entidade, a USF Aldegalega – cujo investimento inicial previsto não passava de meio milhão de euros – “deverá abranger cerca de 13 mil utentes”, 5 700 dos quais sem médico de família. Em termos de recursos humanos, a unidade de saúde vai contar com “uma equipa que deverá ser composta por sete médicos, sete enfermeiros e cinco assistentes técnicos”, adiantou a ARSLVT.

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, sublinha que o investimento da tutela reveste-se de capital importância e espera que a inauguração possa ocorrer o mais breve possível. “Seria bom que inaugurasse em Abril. Vem diminuir o número de utentes sem médico de família”, disse, para reforçar de seguida: “Resolverá a situação de uma quantidade de famílias que têm acompanhamento médico precário, por falta de médico de família.”

- PUB -

“Podemos ter aqui um trabalho importante de prevenção de casos agudos de doença, através do reforço da medicina na área dos cuidados de saúde primários, poucas vezes falada mas que é das mais fundamentais”, completou.

Investimento no Bairro do Areias

Esta, porém, não será a única Unidade de Saúde Familiar a beneficiar a população montijense. Perspectivada está ainda uma outra, conforme o autarca faz questão de salientar. “Estamos a acabar o projecto da nova Unidade de Saúde Familiar no Bairro do Areias, que vai localizar-se nas antigas instalações da Pluricoop”, lembrou.

- PUB -

Apesar de se encontrar numa fase mais embrionária, este investimento pode ser realidade num horizonte não muito longínquo. “Em meados deste ano o projecto deve estar concluído, para depois ser aprofundado com a ARSLVT e podermos passar à execução da obra. Esperamos iniciar a construção no próximo ano e inaugurar o equipamento lá para 2024”, revelou.

“Vai abranger um conjunto de famílias daquela zona e também será muito importante, sobretudo para os idosos, que deixam de ter de se deslocar ao centro da cidade já que passam a ter médico mais perto. E permitirá igualmente apoiar as muitas famílias jovens que têm vindo residir para aquela zona”, rematou.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -