27 Junho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Teixeira Duarte inaugura central fotovoltaica no pólo da Lançada

Teixeira Duarte inaugura central fotovoltaica no pólo da Lançada

Teixeira Duarte inaugura central fotovoltaica no pólo da Lançada

Projecto assinado pela Greenvolt Next Portugal apresenta 2 155 painéis solares. Evita a emissão de 823 toneladas de CO2 por ano e permite poupança nos custos energéticos

A Teixeira Duarte inaugurou esta quinta-feira no Pólo Operacional que tem instalado na Avenida da Indústria, na Lançada, Montijo, uma central fotovoltaica projectada pela Greenvolt Next Portugal para começar a gerar energia limpa de origem renovável.

- PUB -

Esta nova unidade de produção para autoconsumo apresenta 2 155 painéis fotovoltaicos, que vão permitir gerar “1 716 MWh por ano de energia obtida a partir da irradiação solar, evitando a emissão de 823 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano”, anunciou o grupo empresarial. A instalação fotovoltaica “ocupa uma área de mais de 5 500 metros quadrados no Pólo Operacional da Teixeira Duarte” e “já está em funcionamento”.

“A concepção e construção do projecto que hoje se torna realidade vai ao encontro do que defendemos: a geração distribuída de energia é a solução para as empresas fazerem a transição energética e, ao mesmo tempo, conseguirem reduzir os seus custos com essa mesma energia”, disse João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt. E Carlos Coelho, director executivo da Greenvolt, reforçou: “Este é um dia importante para nós, Greenvolt Next Portugal, mas também para a Teixeira Duarte, empresa que confiou na nossa capacidade para um projecto de grandes dimensões que lhe trará benefícios, tanto em termos ambientais como financeiros”.

Presente na cerimónia esteve também Manuel Teixeira Duarte, que preside ao Conselho de Administração do Grupo Teixeira Duarte. O responsável salientou a “parceria” estabelecida com a Greenvolt Next Portugal, que permitiu, através da Greenvolt Next Invest, “instalar uma unidade de produção para autoconsumo” naquele pólo. “Representou para nós uma oportunidade que não pudemos deixar de agarrar, na medida em que alavanca a descarbonização desta nossa operação, do próprio município do Montijo e contribui para os objectivos do Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030”, frisou.

- PUB -

Já o chefe do Gabinete da Presidência da Câmara Municipal do Montijo, Ricardo Bernardes – que representou Maria Clara Silva no evento, já que a líder do executivo municipal participava à mesma hora num encontro de autarcas da Área Metropolitana de Lisboa que decorreu no Porto –, assinalou o mérito do investimento.
“Este projecto é um bom exemplo do contributo da sociedade civil, do tecido empresarial, do contributo local para um objectivo global e estratégico para a qualidade de vida do planeta”, considerou, para terminar a manifestar “a disponibilidade do município para emparceirar com todos as entidades públicas e privadas que tenham a ideia de trazer para o Montijo investimentos que sejam qualificadores do território”.

A Greenvolt Next Portugal é a empresa líder em Portugal em soluções de geração distribuída para autoconsumo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -