Unidade de Cuidados de Transição conta com 50 camas protocoladas com a ULSAR e permitiu a criação de 40 novos postos de trabalho
A Santa Casa da Misericórdia iniciou na passada sexta-feira a atividade da nova Unidade de Cuidados de Transição no Hospital do Montijo, depois de ter vencido o concurso público lançado pela Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) para a gestão daquele serviço.
De acordo com a Misericórdia do Montijo, a nova unidade “conta com 50 camas protocoladas e representa um reforço significativo da resposta de cuidados continuados no concelho, assegurando um acompanhamento clínico e humano a pessoas em situação de recuperação transitória”.
A instituição adianta que este projeto “traduz-se igualmente num forte impacto social e económico local”, já que permitiu “a criação de mais de 40 novos postos de trabalho, abrangendo diferentes áreas profissionais da saúde e do apoio social, contribuindo para a fixação de emprego qualificado e para o desenvolvimento sustentado da comunidade”.
O novo serviço “vem colmatar uma necessidade real do território, permitindo respostas mais céleres e adequadas a utentes que necessitam de acompanhamento especializado por um período limitado, mas decisivo para a sua recuperação e reintegração”, salienta a Misericórdia. “Mais do que aumentar respostas em saúde”, a nova Unidade de Cuidados de Transição “reflete uma visão centrada na pessoa, baseada na dignidade, proximidade e humanismo, valores que orientam a ação da instituição há várias décadas”, adianta a Santa Casa do Montijo.
“Com esta nova resposta, a Santa Casa da Misericórdia do Montijo reforça o seu papel enquanto parceiro estratégico do Serviço Nacional de Saúde e agente ativo na promoção da saúde, da inclusão e do bem-estar da população, consolidando uma resposta de proximidade que coloca as pessoas no centro da ação”, conclui.