Escola Profissional do Montijo acolhe iniciativa da FERSAP, dirigida a docentes e encarregados de educação, entre outros. Em debate estará a “relação escola/família – passado, presente e futuro”
António Sampaio da Nóvoa, embaixador da UNESCO, é um dos vários nomes que vão participar no encontro “Relação Escola-Família” dirigido a professores, encarregados de educação, associações de pais e federações, entre outros, no próximo dia 4, na Escola Profissional do Montijo (EPM).
A iniciativa, que pretende debater o passado, o presente e o futuro da ligação entre o ambiente escolar e familiar, é organizada pela Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais (FERSAP) e, além de permitir assistência – os interessados podem inscrever-se em fersap.pt/encontromap21 –, será também transmitida em directo no canal da FERSAP no YouTube (fersap.pt/youtube).
A sessão de abertura está agendada para as 8h45, com intervenções de João Martins, director da EPM, Mário Novais, presidente da UAPEECM, e Maria Clara Silva, vereadora da Educação na Câmara Municipal do Montijo. Logo depois, pelas 9h05, Sampaio da Nóvoa – que foi candidato à Presidência da República em 2016 – fará a introdução à iniciativa.
Seguem-se três painéis de oradores, com espaço para debate no final de cada um deles. O primeiro painel (9h20) vai debruçar-se sobre o passado, na relação escola-família, e é composto pelo ex-presidente da FERSAP António Amaral e pelos antigos presidentes da CONFAP, Vítor Sarmento e Albino Almeida. Terá moderação a cargo de João Abrantes, da UCAPA.
Às 10h00, para discutir o presente, juntam-se Pedro Florêncio, director da AE Ordem de Sant’Iago, José Batalha, presidente da FAP Cascais, Sandra Costa, presidente da FAPODIVEL, e Orlando Serrano, que preside à FERSAP. Este painel vai ser moderado por Ricardo Rodrigues, presidente da Associação de Pais da EB n.º 4 de Santo André.
O futuro, com moderação a cargo de Nuno Bernardes, presidente da FAPEECA Alcochete, arranca às 11h15 e será debatido por Hermínio Corrêa, sócio honorário da CONFAP, Sónia Moreira, professora vencedora do Global Teacher Prize 2020, Rui Pires, que preside à FAPOESTEJO, e um representante dos estudantes.
As conclusões do encontro serão apresentadas por Custódio Lagartixa, do CENFORMA, e Jorge Ascenção, presidente da CONFAP. O encerramento estará a cargo de Jorge Morais, chefe do gabinete do secretário de Estado Adjunto e da Educação.