Social-democratas acusam liberais de terem estado “sempre mais preocupados em debater cargos e garantir lugares nessa eventual coligação” do que empenhados na construção de uma “alternativa conjunta e sólida” à gestão PS
As estruturas locais de PSD e Iniciativa Liberal (IL) estavam a negociar uma coligação no Montijo para as próximas autárquicas, num processo desencadeado em Dezembro passado pelos social-democratas. Mas, o entendimento falhou e a Comissão Política da Secção do Montijo do PSD, liderada por João Afonso – que será o cabeça-de-lista do partido – responsabiliza os liberais.
Na passada terça-feira, o PSD enviou à estrutura local da IL uma missiva – à qual O SETUBALENSE teve acesso – a romper as negociações.
“Da parte dos representantes da IL, além de sentirmos sempre desconfiança relativamente às nossas melhores intenções e propostas, nunca verificámos uma manifesta vontade ou certeza em derrotar o PS, ou alguém dissidente do PS que tenha pactuado com essas políticas ao longo destas décadas”, alegam os social-democratas no documento.
“Ficou também bem patente que a IL do Montijo, mais do que procurar debater propostas e estratégias comuns para encontrar uma alternativa política conjunta e sólida à governação socialista, esteve sempre mais preocupada e empenhada em debater cargos e garantir lugares nessa eventual coligação, que, independentemente da sua razoabilidade ou da falta dela (que até foi o caso), não nos pareceu prioritário nesta fase. Até porque, no decurso das conversações, o PSD sempre se mostrou muito disponível para reconhecer à IL um destaque bastante aceitável e muito acima do razoável no que a esse propósito diz respeito”, lê-se ainda na missiva enviada pelo PSD à IL.
As eleições autárquicas deste ano devem ter lugar em Setembro ou Outubro.