Conforme está projectada, a via não contempla o acesso à própria localidade e não contribuirá para o descongestionamento do trânsito local
O PSD do Montijo aplaude a decisão do Governo em avançar com a construção da variante da Atalaia, mas pede ao ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, que altere o traçado da via.
A solicitação foi feita por João Afonso, vereador do PSD na Câmara do Montijo e presidente da Comissão Política da Secção local do partido, através de missiva enviada ao governante.
“Em seis meses, o PSD está a fazer mais pelo Montijo do que o PS em oito anos de governo. Contudo, o PSD considera que o traçado da obra deverá ser alterado em benefício das populações. A variante, tal como está projectada, não beneficia adequadamente os habitantes daquela freguesia, uma vez que só irá deslocalizar o trânsito do centro da Atalaia, entre dois pontos: a rotunda das Portas da Cidade e a rotunda do Passil, na Estrada Nacional 4”, revela a concelhia social-democrata, em comunicado.
“Não nos parece lógico que a referida variante não contemple o acesso à localidade que lhe dá o nome, beneficiando assim os habitantes daquele lugar como seria também expectável. Além disso, o projecto da forma como está concebido, ao partir da rotunda das Portas da Cidade – actualmente já extremamente congestionada –, sem a melhor solução rodoviária, irá contribuir, ainda mais, para o aumento de trânsito naquela zona, daí que tenha de ser repensada a sua ‘amarração’ à referida rotunda”, justifica o PSD, que apela a Miguel Pinto Luz para atender às “legítimas pretensões da população de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia”.