PSD acusa gestão PS de incumprimento e falta de apoio às autoridades

PSD acusa gestão PS de incumprimento e falta de apoio às autoridades

PSD acusa gestão PS de incumprimento e falta de apoio às autoridades

Presidente da Câmara contrapõe com exemplos de projectos em curso e diz que social-democratas faltam à verdade

O PSD Montijo acusa a gestão socialista da Câmara Municipal de não apoiar as forças policiais locais e de não cumprir com a Estratégia Integrada de Segurança Urbana (EISU) aprovada pelo Governo em 2023.

- PUB -

Em comunicado, assinado por João Afonso – recém-eleito presidente da concelhia “laranja” –, os social-democratas lembram as “graves ocorrências de criminalidade” registadas “na noite de segunda-feira no Bairro da Bela Vista e na tarde de quarta-feira no centro do Montijo, que culminaram com dois feridos graves, vítimas de esfaqueamento”, para criticarem a gestão camarária socialista.

“A Câmara Municipal do Montijo incumpre com a EISU aprovada por resolução do Conselho de Ministros em 2023; as forças policiais do Montijo, GNR e PSP, actuam sem o apoio do município, pontificando a descoordenação e a ausência de estratégia. Face a esta descoordenação, a PSP e a GNR perdem grande parte da sua eficácia operacional, despendendo horas infindas com acções que poderiam ser articuladas com o município e outros organismos por este participados, designadamente a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens”, considera a estrutura social-democrata.

No documento, o PSD do Montijo afirma ainda que o Conselho Municipal de Segurança tem sido de “uma inutilidade total”, já que “as preocupações das forças policiais são ignoradas pela Câmara”.

- PUB -

Clara Silva rebate críticas
Maria Clara Silva, presidente da Câmara do Montijo, refuta todas as acusações feitas pelos social-democratas. Em resposta, por escrito, a líder do executivo diz que “não é verdade” que a Câmara Municipal esteja a incumprir com a EISU e aponta as acções dinamizadas no âmbito da referida estratégia, com vista à integração social, à promoção da segurança e à prevenção da violência.

A autarca destaca “o Projecto Mediadores Inbairro, o Projecto Chance4All, o Contrato Local de Desenvolvimento Social, o Plano Municipal para a Integração de Migrantes e um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes” como exemplos. A esses junta ainda “o Plano de Acção Local para a Igualdade, Cidadania e Não-discriminação, o Projecto Unibairro, implementado nos bairros Serrano, Barrosa e Calçada, e o Centro Comunitário Mais Cidadão, no Esteval”.

Quanto ao Conselho Municipal de Segurança, que foi constituído neste mandato, Clara Silva salienta que este “tem sido um fórum de reflexão valorizado pelos diversos parceiros, tratando temas como criminalidade no concelho, violência contra as mulheres e violência nas escolas”.

- PUB -

Sobre o relacionamento com as forças de segurança (GNR e PSP), que são “competência do Governo”, a edil realça que “a Câmara mantém um contacto estreito com as diversas polícias e procura apoiá-las com o que está ao seu alcance”. E sublinha que o município “disponibilizou um terreno para construção da nova esquadra da PSP, financiou a instalação de uma equipa de ciclopatrulha e vai disponibilizar um fogo para que alguns guardas que não residem no Montijo possam pernoitar durante a semana” no território montijense.

A presidente da autarquia garante, a concluir, que “existe sempre coordenação e diálogo entre as forças policiais e serviços municipais, designadamente a Fiscalização Municipal”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -