9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Professor e jovem empresário vão ser distinguidos com a ‘Barca Aldegalega’

Professor e jovem empresário vão ser distinguidos com a ‘Barca Aldegalega’

Professor e jovem empresário vão ser distinguidos com a ‘Barca Aldegalega’

Cerimónia de comemoração do Dia da Freguesia do Montijo vai contar com a actuação de Carolina Deslandes

 

Este ano vão ser agraciadas duas personalidades com a distinção de mérito “Barca Aldegalega” no Dia da Freguesia do Montijo, 15 de Setembro. O executivo socialista da junta de freguesia, presidido por Fernando Caria, decidiu ao final da tarde de ontem atribuir o galardão ao professor João Martins e ao jovem empresário José Manuel Braço Forte Jr., filho do ex-provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo.

A cerimónia comemorativa da data realiza-se no próprio dia 15, a partir das 21h30, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida e, como é hábito, inclui uma actuação artística: a cantora Carolina Deslandes subirá ao palco da principal sala de espectáculos do concelho logo após a entrega das distinções aos homenageados.

A “Barca Aldegalega” visa homenagear personalidades, entidades ou associações locais que se notabilizem em prol do território montijense. João Martins destacou-se pelo trajecto efectuado na área do ensino e José Manuel Braço Forte Jr. pela afirmação no mundo empresarial.

O professor, natural de Sabugal, distrito da Guarda, conta 65 anos e colocou recentemente um ponto final no percurso à frente dos destinos da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, entidade criada a partir de 1998 para tutelar a Escola Profissional do Montijo que nasceu e foi dirigida desde 1993 pelo próprio. Licenciado em História, João Martins começou por exercer as funções de docente na então Escola Secundária do Montijo, actualmente designada por Escola Secundária Jorge Peixinho.

Já José Manuel Braço Forte Jr., que nasceu no Montijo em 1977, tem-se distinguido como empresário no sector da indústria de transformação de carnes. Em 2005 criou a primeira empresa, a Verdipac, dedicada ao abate, desmancha e desossa de gado bovino e suíno, para em 2014 alargar actividade a Madrid, Espanha, com a formação da Axios Recursos Humanos, empresa de outsourcing que fornece mão-de-obra no mesmo ramo. O empresário abriu sucursais em Portugal, Suíça e Bélgica e em 2018, em parceria com a Sonae MC, passou a disponibilizar recursos humanos no domínio da logística para todo o mercado europeu.

A “Barca Aldegalega” foi instituída no final da década de 1990, com o primeiro galardão a ser atribuído em 1999.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -