4 Julho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Nova vereadora foi perita na Comissão de Igualdade de Género do Conselho Europeu

Nova vereadora foi perita na Comissão de Igualdade de Género do Conselho Europeu

Nova vereadora foi perita na Comissão de Igualdade de Género do Conselho Europeu

Cara nova na vereação socialista recebeu seis pelouros das mãos da presidente Maria Clara Silva

Tem 55 anos, é doutorada em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e foi perita nacional na Comissão de Igualdade de Género do Conselho da Europa, em Estrasburgo. Marina Birrento é a cara nova no executivo municipal do Montijo. Ocupou a vaga na vereação socialista, na sequência da saída de Nuno Canta para a AMARSUL.

- PUB -

A tomada de posse decorreu na última reunião de câmara, no passado dia 26. E Marina Birrento fica responsável por seis pelouros. Maria Clara Silva, que substituiu Nuno Canta na presidência da autarquia, atribuiu à nova vereadora as pastas seguintes: Divisão de Educação; Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde; Divisão de Administração Organizacional (excepção feita à Unidade Municipal de Tecnologias e Sistemas de Informação); Gabinete do Munícipe; Gabinete de Turismo, Inovação e Desenvolvimento Económico; e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

“Fortalecer as políticas públicas e garantir uma maior qualidade de vida para todos munícipes” é o objectivo assumido por Marina Birrento, citada num comunicado da autarquia. A nova vereadora – que apresenta também no currículo um curso de Estudos Avançados em Gestão e Administração Pública – reforça que pretende “trabalhar para promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, através de políticas inclusivas e de valorização dos recursos locais”. “Estamos empenhados em assegurar a participação activa dos munícipes na construção de um concelho mais justo e igualitário”, adianta.

Na mesma nota, o município lembra que Marina Birrento “traz uma vasta experiência em políticas públicas e igualdade de género, consolidada ao longo de nove anos na Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG)”, ao mesmo tempo que realça o trabalho desenvolvido pela agora autarca na Comissão de Igualdade de Género do Conselho da Europa.

- PUB -

“A sua carreira destaca-se pela dedicação à promoção da igualdade e da não discriminação. Recentemente, desempenhava funções como técnica superior no Instituto Nacional para a Reabilitação, onde se dedicou à investigação e formação na área da deficiência. No seu percurso na Câmara Municipal do Montijo, desde 2019, Marina Birrento colaborou na elaboração de diagnósticos sociais e implementou políticas públicas, destacando-se pela contribuição para o Plano Municipal para a Igualdade e para a criação da Equipa para a Igualdade e Cidadania”, salienta a autarquia, a finalizar.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -