Rosário Palma Ramalho apadrinhou cerimónia e admitiu que apoios do Estado às instituições eram muito baixos
A União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, no Montijo, já conta com mais uma valência. A instituição inaugurou, na última segunda-feira, o Centro de Acolhimento de Emergência Social Mutualista (CAES 2.0), em cerimónia apadrinhada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho.
Segundo a Mutualista, o novo centro de acolhimento apresenta “seis vagas de alojamento de emergência (até 72 horas) e 22 vagas de alojamento temporário (até três meses), além de contar com uma equipa pluridisciplinar de proximidade, que actua junto das pessoas em situação de sem-abrigo e de vulnerabilidade extrema”.
Rosário Palma Ramalho realçou a importância das parcerias do Estado com as instituições ligadas ao sector social e frisou a necessidade de aumentar o financiamento a estas últimas, depois de ter sido feito um diagnóstico à realidade das respostas existentes.
“Ao longo deste tempo fizemos um trabalho com os parceiros do sector social e solidário, de avaliação das necessidades sociais e do custo das respostas com as confederações. Algumas comparticipações do Estado eram tão baixas que houve necessidade de as actualizar através de um aumento extraordinário”, admitiu a ministra.
O impacto de uma intervenção social centrada na dignidade humana e na proximidade foi sublinhado por Pedro Santos, presidente do Conselho de Administração da União Mutualista. Nesse âmbito, o responsável assegurou que a instituição montijense continuará a constituir-se como agente de transformação social na sua área de acção.
Maria Clara Silva, presidente da Câmara Municipal do Montijo, elogiou a nova valência da Mutualista e enalteceu o trabalho que tem vindo a ser realizado pela instituição. “Soube fazer das fraquezas forças. E não só tem conseguido debelar as dificuldades como cresceu. Abriu-se a novas respostas e possibilidades de actuação, sem medo de arriscar”, reconheceu a autarca.
Também presente na cerimónia esteve o presidente do Conselho Directivo do Instituto da Segurança Social, Otávio Oliveira, que destacou o facto da União Mutualista apresentar a certificação ISO 9001 (de qualidade) em todas as valências.
O CAES 2.0 da Mutualista do Montijo passou a ser a 16.ª valência da instituição e é a terceira resposta do género em funcionamento no País. Representou um investimento superior a 220 mil euros suportado pela Mutualista, reforçado pelo apoio da Câmara Municipal do Montijo no montante de 88 mil euros.
Telmo Antunes, vice-presidente do Instituto da Segurança Social, e Luísa Malhó, directora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social, também marcaram presença na cerimónia.
O CAES 2.0 está instalado na Rua Dr. Manuel da Cruz Júnior, na cidade montijense.