O património humano, desportivo e associativo do Montijo ficou mais pobre. José Camilo, o “Senhor Basquetebol”, que uniu várias gerações de montijenses pela sua forma de estar, comportamento cívico exemplar – sempre a favor dos mais vulneráveis e necessitados –, morreu no passado sábado, aos 72 anos, no hospital do Barreiro.
O funeral realizou-se na última terça-feira, no Cemitério de S. Sebastião, no Montijo.
José Camilo Dias Ramos nasceu em Setúbal a 14/07/1948, esteve mais de meio século ligado ao movimento associativo montijense e destacou-se também como jogador e, mais tarde, treinador de basquetebol.
Jogou durante 25 anos e representou o Clube Desportivo do Montijo, o Clube Atlético do Montijo, a Associação Desportiva Samouquense e o Palmeiras do Montijo. Foi ao serviço deste último clube, que, aos 39 anos, terminou a carreira de basquetebolista, com o título de Campeão Nacional da III Divisão.
Depois, como treinador orientou atletas masculinos e femininos nos mais diversos escalões, deixando marca no Clube Desportivo do Montijo, no Montijo Basket Associação (MBA), n’ A Velhinha de Alhos Vedros e no Seixal Futebol Clube. Do notável percurso técnico que realizou, destaca-se um título de Campeão Nacional da I Divisão em seniores masculinos e participação na Liga Profissional de Basquetebol.
A sua acção ultrapassou muito mais do que o brilhantismo alcançado no trajecto realizado no mundo do basquetebol. Treinou e educou centenas de jovens em várias modalidades no Afonsoeiro, no seu bairro, em contexto de grandes dificuldades sociais e económicas. Deu corpo ao projecto de inserção social (PISOA) pelo desporto na freguesia afonsoeirense. E alcançou o maior triunfo que se pode almejar: constituiu-se como referência inspiradora para as gerações seguintes, deixando um legado inestimável e marca profunda – de princípios e valores – a todos quantos trabalharam com ele.
O Montijo ficou mais pobre e o Mundo também. O SETUBALENSE apresenta as mais sentidas condolências à família enlutada e amigos.