Montijo assinala Dia da Cidade com distinções e concerto do ‘pai do rock português’

Montijo assinala Dia da Cidade com distinções e concerto do ‘pai do rock português’

Montijo assinala Dia da Cidade com distinções e concerto do ‘pai do rock português’

Rui Veloso (Foto DR)

Duas instituições de referência vão ser galardoadas com a mais alta distinção municipal. Frente ribeirinha recebe espectáculo

A atribuição da Medalha de Ouro do Concelho a duas instituições e um concerto com um dos mais renomados artistas nacionais marcam, no próximo dia 14, as comemorações do 39.º aniversário da elevação do Montijo a cidade. A cerimónia de entrega da mais alta distinção do município tem lugar, a partir das 18 horas, na Casa da Música Jorge Peixinho. O espectáculo, a cargo do “pai do rock português” está agendado para as 22 horas na frente ribeirinha.

- PUB -

O Ateneu Popular do Montijo e a Banda Democrática 2 de Janeiro são as duas entidades montijenses que vão ser galardoadas. E Rui Veloso é o senhor que irá apresentar-se em palco.

As comemorações do Dia da Cidade iniciam-se na Galeria Municipal, pelas 16h30, com a inauguração da exposição “multidisciplinar”, intitulada “Uma colecção: Juma’s Collection”. A mostra, segundo a Câmara Municipal do Montijo, engloba “pinturas, artesanato, livros, esculturas, carrinhos, barcos, cartazes, ilustrações…”. “Uma panóplia de objectos, cada um com a sua história”, realça a autarquia, no programa divulgado.

Uma hora e meia mais tarde, a Casa da Música Jorge Peixinho acolhe a sessão de entrega da Medalha de Ouro do Concelho ao Ateneu Popular e à Banda Democrática, instituições indissociáveis do mais rico património cultural, social e até desportivo do território montijense. A cerimónia vai contar, a partir das 19 horas, com um apontamento musical, a cargo do acordeonista montijense Vítor Pastor.

- PUB -

“Ao longo da sua carreira, participou em masterclasses com nomes sonantes do acordeonismo, como Franck Angelis, Viacheslav Semionov e Gorka Hermosa Sanchez. Em 2024 obteve o prestigiado título de ‘Primo Absoluto’ nas categorias ‘Sénior Clássica’ e ‘Sénior Virtuoso’ do ‘Prémio Itália’”, destaca o município sobre o acordeonista de apenas 24 anos. “Ainda em 2024, obteve o ‘Primeiro Absoluto’ nas categorias ‘Sénior Variété’ e ‘Solista Livre Clássico’, no 8.º Concurso Internacional/27.º Troféu Nacional de Acordeão em Alcobaça”, adianta a autarquia.

As comemorações encerram na frente ribeirinha com a actuação de Rui Veloso. Ficou há muito conhecido como “pai do rock português” e ao longo de uma carreira – que já ultrapassou as quatro décadas – repleta de êxitos discográficos actuou ao lado de alguns de outros vultos maiores do panorama artístico nacional, como Tim, João Gil, Jorge Palma e Vitorino, formando o projecto Rio Grande. Mas não só.

Confesso admirador de Eric Clapton e do falecido B.B. King, Rui Veloso teve também o privilégio de actuar, em Portugal, ao lado do guitarrista estadounidense, considerado um dos maiores intérpretes de blues. No dia 14, o portuense que começou por se afirmar com o tema “Chico Fininho” vai mostrar-se ao público no Montijo.
As entradas são gratuitas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -