Foi com pontualidade (mais do que ministerial) que Tiago Brandão Rodrigues se apresentou hoje, 20, na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, para apadrinhar a inauguração da 2.ª fase das obras de requalificação do estabelecimento de ensino
O responsável pela pasta da Educação, ladeado pelo presidente da Câmara Municipal, Nuno Canta, foi brindado, pouco após a entrada na escola, com um caloroso apontamento musical – ao som de violinos, órgão e violoncelo – protagonizado por um pequeno grupo de alunos, que contou com o apoio material do Conservatório Regional de Artes do Montijo.
As palmas, a meio da actuação, serviram para aquecer ainda mais o ambiente, a contrastar com a baixa temperatura que se fazia sentir no exterior, e eram sinónimo da performance agradável que acabava por deixar rendidos todos os presentes, desde governante, a autarcas, passando por docentes, funcionários e terminando em convidados. Tal como viria a suceder, nos instantes imediatos, perante nova actuação, desta feita a cargo de um grupo de alunos de escrita criativa, que “declamaram” e encantaram todos os presentes. Seguiram-se, então, as palavras de ocasião de Nuno Canta e de Tiago Brandão Rodrigues.
A comitiva – onde se registaram as presenças de Ana Catarina Mendes (PS), Maria Amélia Antunes, presidente da Assembleia Municipal do Montijo, e dos vereadores Maria Clara Silva e Francisco dos Santos (ambos do PS), Carlos Jorge de Almeida e Ana Baliza (ambos da CDU), e Pedro Vieira (PSD), além do presidente da Junta Fernando Caria (PS), entre outros – partiu de seguida numa visita guiada às instalações, percorrendo corredores, pisos e vários espaços do renovado estabelecimento de ensino. No final, o ministro da Educação, em declarações ao DIÁRIO DA REGIÃO, não escondeu satisfação pela obra encontrada e pela forma calorosa como foi recebido.
“Existe uma articulação positiva entre a autarquia e esta comunidade educativa. O dia da inauguração destas instalações é uma mostra fantástica do projecto educativo e pedagógico desta escola”, começou por dizer o governante, sem esconder emoção. “Ver como docentes, encarregados de educação, município, funcionários não docentes e alunos desta escola celebram este dia, o projecto pedagógico, e a vinda do ministro da Educação é algo verdadeiramente marcante para mim”, admitiu. E reforçou: “Fui extremamente bem acolhido, pude ver a escola em acção, muitas das actividades pedagógicas que acontecem aqui, como o ensino articulado, a escrita criativa, e são sempre momentos cimeiros para mim.”
Tiago Brandão Rodrigues salientou ainda a importância da escola pública, apontando como exemplo o que viu na Secundária Jorge Peixinho. “[Foi gratificante] poder estar em ambiente de sala de aula e ver o trabalho fantástico que os docentes fazem, e ver como o entusiasmo de muitos destes alunos mostra como a escola pública é um instrumento fundamental para promoção do sucesso escolar e para a qualificação das nossas populações, neste caso da população do Montijo”, concluiu.
Ausência notada foi a de qualquer representante da Associação “Somos Peixinho”, dos antigos alunos do estabelecimento de ensino, que não foi convidada a estar presente na cerimónia.