Tiago Brandão Rodrigues rubricou protocolo com Mário Centeno, presidente do Conselho de Supervisores Financeiros
A Escola Secundária Jorge Peixinho, em Montijo, serviu de palco à sessão solene de abertura da Semana da Formação Financeira 2021, apadrinhada pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Durante a cerimónia, que decorreu nesta segunda-feira, foi assinado um protocolo que visa promover a educação financeira em contexto educativo e formativo.
Rubricaram o protocolo de colaboração, enquanto representantes das entidades parceiras do Plano Nacional de Formação Financeira, Tiago Brandão Rodrigues, Mário Centeno, presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) e Governador do Banco de Portugal (BP), Rui Pinto, administrador da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Margarida Corrêa, presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, e Luís Máximo dos Santos, vice-Governador do BP.
O compromisso pretende “reforçar a parceria existente entre os supervisores financeiros e o Ministério da Educação”, salienta a Câmara Municipal do Montijo, numa publicação efectuada na página que administra na rede social Facebook. A ocasião serviu também para a apresentação do “Caderno de Educação Financeira 4”.
Esta acção é “dirigida aos alunos do ensino secundário” e tem o objectivo de “apoiar estudantes e professores na abordagem de temas de literacia financeira, constituindo uma etapa fundamental da estratégia de implementação da educação financeira nas escolas”, explica a autarquia.
A importância da formação financeira em contexto educativo foi, de resto, realçada pelo ministro da Educação.
Até porque, vem contribuir para “dar às crianças e jovens a capacidade de serem cidadãos mais críticos, mais esclarecidos, mais comprometidos, solidários e responsáveis, enquanto consumidores”, justificou Tiago Brandão Rodrigues, citado na mesma nota publicada pela edilidade.
A sessão solene foi aberta por Maria João Serra, directora da Escola Secundária Jorge Peixinho, e contou com a presença de Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, que destacou aquele estabelecimento de ensino montijense como “uma das escolas públicas de excelência” existentes “no concelho e no País”.
No decurso da cerimónia, foram também “anunciadas as escolas vencedoras da 10.ª edição do concurso ‘Todos Contam’ e o vencedor do prémio professor de 2021, cujo júri é presidido por Isabel Alçada”, informou ainda a autarquia.