O partido da papoila vermelha vai apresentar listas a todos os órgãos autárquicos. Ricardo Castro é o candidato à Assembleia Municipal
O partido LIVRE vai pela primeira vez a votos no Montijo, em eleições autárquicas, e anunciou na passada segunda-feira Alexandra Nascimento e Ricardo Castro como cabeças-de-lista à Câmara e à Assembleia Municipal, respectivamente. O lançamento oficial da candidatura do LIVRE a todos os órgãos autárquicos do concelho está previsto para a segunda quinzena deste mês.
Os cabeças-de-lista à Câmara e à Assembleia Municipal “foram escolhidos através de primárias abertas, sistema utilizado pelo partido para ordenar as suas listas de candidaturas”, indica o Grupo de Coordenação Local de Setúbal do LIVRE.
Natural do Montijo, Alexandra Nascimento é jurista e mãe de quatro filhos. “Identifica-se como uma mulher de esquerda, progressista, feminista e ecologista. Procura fazer a diferença ao nível autárquico nas áreas de educação, habitação e urbanismo, ambiente, qualidade de vida, participação pública e igualdade”, revela a estrutura partidária, sobre a candidata à Câmara Municipal.
Já Ricardo Castro “é natural de Lisboa, mas escolheu o Montijo para residir com a sua família”. “É pai de três filhas, desempenha a profissão de gestor de ciência e vê na proximidade do Poder Local com a população a sua principal mais-valia, possibilitando assim a chamada da sociedade ao processo de decisão”, adianta.
Por decidir, admite o LIVRE, estão ainda os candidatos às juntas de freguesia do concelho, que “deverão ser anunciados” no decorrer deste mês.
O partido da papoila vermelha assume-se como “a alternativa ecologista que o concelho precisa”, de “valores progressistas”, assente no objectivo de aproximar “todas as pessoas da política local, através da participação cidadã, da transparência e da inclusão”.
Em fase de conclusão, o programa eleitoral do LIVRE para o Montijo “terá forte cariz ecologista, progressista e de proximidade, apostando em diversas áreas: educação, cultura e desporto; habitação, urbanismo e planeamento; saúde e valorização ambiental; democracia local, transparência e participação cidadã”, frisa a estrutura partidária, a concluir.
Câmara Sete candidatos para um poleiro
Com a entrada do LIVRE na corrida, o número de cabeças-de-lista à Câmara Municipal do Montijo aumentou para sete. Além de Alexandra Nascimento (LIVRE), candidatam-se à liderança da autarquia Ricardo Bernardes (PS), Pedro Vieira (PSD/IL), Luís Miguel Franco (CDU), Nuno Valente (Chega), Fernando Caria (Movimento Independente ‘Montijo com Visão e Coração’) e Manuel Fona Vieira (ADN). Nas últimas autárquicas, concorreram à Câmara Municipal oito forças políticas. O executivo camarário ficou com a seguinte composição: três eleitos pelo PS; dois eleitos pela coligação PSD/CDS/Aliança; e dois eleitos pela CDU.