Departamento garante continuidade dos cuidados a utentes com alta do internamento
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) lançou este mês o concurso para a realização da intervenção que permitirá instalar o Hospital de Dia de Psiquiatria, nas antigas instalações do Serviço de Medicina Interna do estabelecimento de saúde montijense, num investimento que ronda os 200 mil euros. “Garantir a continuidade dos cuidados assistenciais aos doentes após a alta do internamento” é um dos objectivos que levou à criação deste departamento, contribuindo deste modo para que os pacientes “possam melhorar o seu estado de saúde permanecendo inseridos junto das suas famílias e comunidade”.
O novo espaço destina-se ainda a doentes com possibilidade de reabilitação, que se encontrem “em fase de recuperação de episódios agudos ou de difícil estabilização clínica” e que necessitem de intervenção diária e intensiva. De acordo com o Centro Hospitalar, a nova valência de Psiquiatria e Saúde Mental, contará com uma equipa multidisciplinar composta por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, um Terapeuta Ocupacional e um Assistente Social.
Gláucia Lima, directora do departamento, considera que o novo espaço contribuirá para “melhorar a prestação de cuidados, numa população em risco de descompensação psiquiátrica, oferecendo mais recursos terapêuticos numa perspectiva preventiva a novos surtos”.
Acrescente-se que a criação do Hospital de Dia insere-se na candidatura, desenvolvida em conjunto com o ACES Arco Ribeirinho, no âmbito do projecto de “Intervenção Comunitária em Saúde Mental” ao Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que visa “assegurar elevados níveis de acesso, qualidade e eficiência”, colocando os cidadãos, assim como as suas famílias, no centro das intervenções de todos os profissionais e serviços. LG