Teresa Tapadas e Bruno Almeida, com a Sinfónica do CRAM, sobem ao palco. Fernando Caria explica falta de entrega da distinção
O Dia da Freguesia de Montijo vai ser assinalado no próximo domingo com um espectáculo artístico, que vai juntar no palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida a fadista Teresa Tapadas e o tenor Bruno Almeida, acompanhados pela Orquestra Sinfónica do Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM). A actuação tem início às 21h30 e constitui-se como principal (e único) evento das comemorações, já que este ano a Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro não irá atribuir a distinção “Barca Aldegalega”.
O galardão visa distinguir personalidades ou instituições que se tenham destacado, nos mais diversos domínios, contribuindo para elevar o nome do Montijo aquém ou além-fronteiras. A atribuição é decidida por unanimidade pelo executivo da junta. Este ano, revela Fernando Caria, presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, foram “propostos dois nomes”.
“Mas não se obteve unanimidade no seio do executivo. Ambos estariam fora do País na altura da cerimónia, no próximo domingo, pelo que se considerou que não faria sentido proceder-se à distinção com os homenageados ausentes”, explica o autarca, que deixa uma garantia para as comemorações do Dia da Freguesia de 2025. “Para o ano irá haver a entrega da Barca Aldegalega, com toda a certeza”, afirma, sem adiantar mais pormenores.
Quanto ao espectáculo de comemoração deste ano, Fernando Caria realça a marca da qualidade artística que diz estar garantida. “Vai ser um espectáculo óptimo, de elevado nível artístico, pelo alto gabarito de todos os intérpretes que vão subir ao palco: Teresa Tapadas, Bruno Almeida e a Orquestra Sinfónica do CRAM, dirigida pelo maestro Ceciliu Isfan”, remata.
As entradas para o espectáculo são gratuitas, mas obrigam a levantamento de ingresso no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida.