José Manuel Santos: “Foi uma das melhores festas… com mais de 450 mil participantes”

José Manuel Santos: “Foi uma das melhores festas… com mais de 450 mil participantes”

José Manuel Santos: “Foi uma das melhores festas… com mais de 450 mil participantes”

||||

Vereador da Cultura diz que as festividades “excederam todas as expectativas” e realça os momentos mais marcantes

 

Foram sete dias, mais de 135 espectáculos distribuídos por sete palcos e, no final, ficou o sentimento de que as tradições montijenses voltaram a sair reforçadas. Centenas de milhares viveram as comemorações na cidade. O balanço às Festas Populares em Honra de São Pedro, que terminaram na passada segunda-feira, não podia ser mais positivo, considera José Manuel Santos, vereador com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal do Montijo.

- PUB -

“Foi uma das melhores festas que se realizaram no Montijo. Excederam todas as expectativas”, diz o autarca, ao mesmo tempo que salienta o número de uma primeira estimativa à afluência de público registada durante as celebrações. “Acima dos 450 mil participantes”, afirma, sem deixar de realçar aquele que “sempre funciona como factor determinante” para o sucesso dos festejos: “As condições climatéricas ajudaram à festa”.

Do vasto programa apresentado, José Manuel Santos destaca aqueles que, no seu entender, se constituíram como momentos mais marcantes na edição deste ano.

“Os três concertos, primeiro com Calema, depois com Expensive Soul e, por último, com Tony Carreira, e as duas procissões: a fluvial e a nocturna. Quer pela atracção de público, de uma forma geral, quer, no caso das procissões em particular – que foram dos pontos mais altos –, também pela tradição que estas duas manifestações de devoção representam”, aponta. Mas os destaques não se ficam por aí.

- PUB -

O vereador coloca ainda no mesmo patamar outras iniciativas que há muito são marca distintiva das comemorações em homenagem ao Santo Padroeiro dos Pescadores. “O sucesso das largadas, que registaram maior afluência de público do que em anos anteriores, e também da própria corrida de toiros de gala à antiga portuguesa – prova de que a festa brava está bem viva e mais forte –, além do sempre magnífico espectáculo piromusical com a queima do batel.”

A receita para o êxito descrito passa muito, explica José Manuel Santos, por “toda uma dinâmica criada através da parceria entre a Câmara Municipal e as associações locais”, que “permitiu “dinamizar os sete palcos sempre com actividades ao longo de cada um dos sete dias” de festividades. “O envolvimento e contributo das associações e das tertúlias na execução das festividades é fantástico”, reforça o autarca que, a concluir, faz questão de reconhecer “enorme mérito à comissão organizadora das Festas de São Pedro”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -